para-investir-bem-e-preciso-pensar-com-a-cabeca-do-seu-inquilino

Um investidor deve estar atento a vários aspectos para realizar um investimento imobiliário de sucesso. Investir bem significa proteger o seu dinheiro e fazê-lo gerar retorno financeiro, impactando positivamente nas suas economias e aumentando o seu patrimônio.

Para garantir o sucesso da sua aplicação, é importante que o investidor considere não apenas o que ele julga ser as melhores qualidades para o seu imóvel – mas também o que os seus futuros clientes procuram. Desta forma, contemplar as características que o seu inquilino busca é uma boa estratégia para assegurar que você sempre terá interessados em alugar o seu imóvel, e ter a certeza de que irá investir bem.

Mas muitos investidores não sabem o que os seus clientes vão procurar no seu imóvel – afinal, as suas prioridades podem ser diferentes. Confira, a seguir, o que você deve considerar para pensar com a cabeça do seu inquilino e garantir que irá investir bem no seu próximo negócio.

Quais fatores considerar para pensar como o seu inquilino e investir bem?

Conforto

Um dos principais itens procurados pelos inquilinos é o conforto – afinal, todos querem uma casa acolhedora e capaz de atender a todas às necessidades. Assim, investir bem é escolher imóveis que provêm o conforto que os clientes procuram, como instalações de água e luz funcionais, encanação de água quente completa, tomadas em abundância pela propriedade, e presença de elevador para imóveis localizados em prédios, por exemplo.

Este é um critério que costumava ser mais observado em empreendimentos de nível alto. No entanto, cada vez mais, as propriedades têm aumentado o nível de qualidade dos acabamentos e serviços mesmo em imóveis de padrão popular – o que vem ampliando o interesse dos inquilinos em encontrar condições melhores nas edificações.

Preço justo

Todos sabem que um bom investimento começa com um bom preço de aquisição. Para investir bem, faça uma pesquisa de mercado e estude com cuidado o imóvel a ser adquirido. Ao realizar um investimento pagando por ele um preço justo, você será capaz de repassar aos seus inquilinos este nível de compensação.

Assim, não apenas manterá o seu imóvel em uma faixa de preço atraente para os clientes, mas garantirá uma rentabilidade adequada para o seu investimento, pois isso diminuirá o tempo de retorno da sua aplicação.

Segurança

A segurança que os inquilinos procuram pode ser atendida por empreendimentos que se localizam em áreas tranquilas e que possuem ferramentas de vigilância e proteção, como câmeras, portaria, alarmes e cercas. Neste quesito, a infraestrutura no entorno da edificação também é relevante: áreas bem iluminadas e com boa visibilidade passam maior sensação de segurança.

Outra consideração importante é que o imóvel esteja protegido de desastres naturais, como alagamentos. Áreas com maior disposição ao acontecimento deste tipo de fenômeno tendem a desvalorizar e afastar o interesse das pessoas.

Um imóvel seguro não apenas protege os bens do seu inquilino e atrai interessados para o seu negócio, mas também evita problemas que podem danificar a sua propriedade e requerer a realização de mais investimentos para reformas e manutenção. Assim, também é uma característica importante a ser considerada para garantir que você vai investir bem.

Comodidade

A presença de comodidades no imóvel ou na sua proximidade é um dos principais atrativos para os inquilinos. Para investir bem, procure propriedades que apresentem a existência de ambientes de interesse, como uma piscina, churrasqueira, ou área gourmet. Empreendimentos que tenham diferenciais e inovações, normalmente, ganham a preferencia dos interessados, valorizando mais o seu investimento em relação aos outros similares do mercado.

Novamente, a localização do imóvel pode ser bastante relevante neste quesito. Aqueles que se localizam perto de supermercados, áreas comerciais, shopping centers, praças, áreas para esporte e lazer, ou qualquer outro ponto de interesse atraem a atenção dos clientes por possibilitar acesso facilitado.

Facilidade

Os inquilinos, por estarem em situação apenas temporária no imóvel, costumam dar preferência para propriedades que não necessitam de intervenção. Afinal, além de evitar investir dinheiro no patrimônio alheio, eles também não querem ter que lidar com as negociações com o proprietário – que, muitas vezes, pode apresentar resistência – a respeito das mudanças a serem feitas. Assim, um fator importante para investir bem é procurar por imóveis funcionais e adaptáveis, que podem atender diversas demandas sem a necessidade de reformas.

Outro aspecto analisado é a facilidade em fechar o negócio – ou seja, se o imóvel não possui problemas legais ou de documentação. Manter a sua propriedade em dia evita que você perca clientes por atrasos na liberação do imóvel. Portanto, é uma característica importante a considerar para investir bem.

Confiança

Da mesma forma que deixar os documentos do imóvel em dia e a propriedade pronta para locação ajuda a aumentar o interesse dos inquilinos por diminuir o tempo e esforço necessário para realizar a mudança e aluguel, manter o seu patrimônio preparado para fechar negócio aumenta a confiança do cliente. Fazer isto não apenas demonstra que você é um proprietário responsável e que está interessado em manter um bom relacionamento com o seu inquilino, mas, também, que o imóvel não vai gerar dor de cabeça por aspectos legais ou atraso na documentação.

Outro aspecto que influencia na confiança do cliente na sua propriedade é garantir que o imóvel esteja com as dívidas quitadas e com todas as tributações em dia. Da mesma forma, isso vai passar a impressão de seriedade na gestão dos seus negócios. Assim, aplicar o seu dinheiro em uma propriedade que não tem problemas de documentação ou pagamento de tributos atrasado, por exemplo, é um passo importante para investir bem.

Para garantir o sucesso do seu investimento, é importante entender o que os inquilinos procuram e investir em imóveis que atendam estas expectativas. Desta forma, você se assegura que sempre encontrará interessados em locar a sua propriedade, mantendo a rentabilidade do seu investimento em alta.

E então, já considerava estes aspectos para investir bem em imóveis? Acha que tem mais algum critério importante a analisar antes de escolher a propriedade? Conte nos comentários e até a próxima. 

0
master
Posts Relacionados