Morar em São Paulo- como deixar a casa com a cara da cidade_

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 50% da população que opta por morar em São Paulo vem de outros estados ou países. Esse alto índice se deve ao fato de que o estado é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina.

cidade mais populosa do Brasil oferece um grande atrativo para quem busca uma carreira de sucesso, já que as centrais administrativas de grandes empresas, nas mais diferentes áreas se encontram na cidade, em meio a todo concreto e prédios enormes, o que leva muita gente a morar em São Paulo.

Alguns levam consigo a família recém-formada, outros, no entanto, chegam sozinhos, deixando para trás suas origens. Claro que nem sempre é fácil a realização desse sonho de sair da zona de conforto e viver em um lugar desconhecido, tendo de recomeçar tudo, inclusive a decoração de sua casa.

Além de buscar fazer amigos, os quais se tornam a família de quem opta por deixar a sua casa para morar em São Paulo, que hoje possui mais de 12 milhões de habitantes, vivenciar a cultura da cidade para se sentir em casa é fundamental. E uma das formas de colocar isso em prática é adaptar a sua casa, fazendo uma decoração que te aproxime ainda mais de São Paulo, que te faça sentir confortável e parte de sua nova cidade.

É bem verdade que São Paulo já não tem muito mais para onde crescer, então, uma alternativa para acomodar a maior população brasileira são os apartamentos compactos, estilo lofs, muitas vezes entre 40 e 60 metros quadrados. Esse conceito vem ao encontro do perfil de muitos dos moradores, que deixam as suas cidades para trabalhar e estudar na cidade, e, por isso, preferem espaços mais compactos.

É o seu caso? Então, confira, a seguir, dicas de como deixar sua casa com a cara de São Paulo!

Decoração industrial: a cara de São Paulo

Nesse tipo de espaço, um estilo de decoração que começou nos Estados Unidos nos anos 1960 e 1970, mas que está super em alta, exatamente por dar um ar de modernidade para o ambiente, é a industrial. Quando surgiu, sua inspiração veio de fábricas e galpões, que foram reformados e deram espaços a residências urbanas.

O estilo industrial faz com que os espaços pequenos se tornem amplos e super modernos, em contraste com uma decoração sofisticada ou mais descolada. Uma ótima opção para se aproximar do estilo de vida paulista é dar esse ar industrial ou mesmo fabril para a sua casa.

As principais características do estilo são espaços amplos e rústicos, com suas estruturas expostas, detalhes em aço e ferro. Quem quer morar em São Paulo e trazer essas características para o seu lar pode apostar em uma decoração com lajes, tijolos ou blocos aparentes, canos e conduítes expostos, além de móveis de design simples e funcional.

Outro toque que pode dar charme a essa decoração é a aposta em janelas grandes, com os caixilhos aparentes. Ainda, a aplicação de artes em grafite pode trazer o ar urbano, de modernidade, criatividade e ousadia, característico da cidade para dentro de sua casa.

Locais no estilo duplex podem ter escadas metálicas, e para dar um ar mais moderno, vale apostar no uso do cimento queimado e do concreto – super contemporâneo!

Cores para a decoração

A aposta por um estilo industrial pede cores mais escuras, mas outros tons também podem combinar bem, variando com o gosto de quem está montando a casa.

Cores metálicas, tijolos a vista, o branco com os tijolos bem marcados, além do cinza e do preto bem próprio da indústria: são todos bem-vindos para quem quer morar em São Paulo e deixar a casa com a cara da cidade.

Mobiliário perfeito para morar em São Paulo

O mobiliário também é fundamental para essa proposta. Se a ideia é morar em São Paulo dando ao lar a cara da cidade, optar por móveis com modelo rústico ou vintage são boas opções.

Como você está começando uma nova etapa, muitas vezes, pode não ter dinheiro para comprar móveis super caros, mas saiba que, para essa decoração, não é preciso grandes gastos. Usando a criatividade, é possível compor os ambientes a um custo bem acessível.

Por exemplo, pense em usar pallets para fazer mesas. Para aquelas mesinhas de cabeceira, um baú antigo pode combinar muito bem. Se a ideia for ter um espaço para estudar ou trabalhar em projetos, um porta-cavaletes como escrivaninha pode dar um charme ao espaço e o conforto para fazer as atividades que o ambiente propõe.

Ainda, para baratear o custo e fazer uma decoração super alinhada com o espírito da cidade, usar tubos de PVC para fazer o luminotécnico, e em vez de concreto usar uma mistura de cimento queimado, são ótimas alternativas.

Para as estantes, por exemplo, não é necessário gastar fortunas, basta usar ferros de construção ou tubos de PVC coloridos. Em relação à iluminação na decoração industrial, a cênica é a melhor opção – ela propõe um clima mais intimista ao sombrear algumas áreas e iluminar outras, criando pontos de destaque nos ambientes.

Para integrar os espaços, algo bastante comum nesse conceito de apartamento estilo loft são as portas de correr, pois elas são perfeitas para criar uma integração entre living, sala, cozinha e quarto, maximizando o uso do espaço de apartamentos compactos.

E você, como vai montar a decoração de seu apartamento para morar em São Paulo? Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

0
master
master
Posts Relacionados