Moldura nos ambientes- como aplicar esse conceito_

O conceito de moldura nos ambientes trabalha questões de acabamento e projeção de espaços, já que é capaz de criar impressões e sofisticar a decoração. Ele é bastante utilizado nos projetos modernos de design, já que é uma forma alternativa de destacar a estrutura projetada e de delimitar espaços de modo mais prático e criativo. A moldura nos ambientes pode ser aplicada de várias formas, a partir de diferentes itens e combinações – e é um ótimo recurso para apartamentos compactos!

Para implementar essa ideia no seu apartamento, não tem mistério! Aderindo a algumas técnicas práticas e utilizando um pouquinho de criatividade, o seu espaço, rapidamente, poderá se transformar em um exemplo bem-sucedido dessa técnica.

Ficou interessado? Então confira, a seguir, algumas formas de aplicar a moldura nos ambientes e deixar o seu apê muito mais charmoso!

5 opções para aplicar já a moldura nos ambientes de seu apartamento

1. Paredes

As paredes são a principal moldura nos ambientes, sendo possível trabalhar diferentes ideias para a sua composição. O bacana, aqui, é não incluir novas paredes no espaço, mas, sim, dividir as existentes para criar ambientes.

Por exemplo, se você quer dividir um cômodo em dois, pode usar técnicas de pintura, papel de parede ou aplicações de estêncil para delimitar a separação. Se uma parte tem uma cor solida e outra uma textura mais rebuscada, a impressão é de que são duas paredes diferentes – já que regem ambientações distintas – claro, esse efeito só será mesmo percebido se todo o contexto do espaço for desenvolvido sob a mesma perspectiva. A parede será a moldura, mas os demais elementos precisam conversar com ela!

2. Móveis

Vários móveis podem ser qualificados como molduras na decoração. Isso se deve ao fato de que, além de desempenhar sua função característica, eles acabam separando ambientes e os transformando em novos cenários.

A aplicação mais comum de moldura nos ambientes a partir de móveis se dá com o uso de balcões (principalmente!), sofás, aparadores, mesas, grandes poltronas, hacks e pufes.

Para caprichar nesse tipo de moldura, é preciso investir em uma boa organização, pois ela fará toda a diferença para a percepção da divisão dos espaços. A dica é: trabalhe com os elementos alinhados e sem excesso de informações – móveis amontoados ou fora de ordem podem prejudicar a visibilidade e o entendimento do espaço que se está pretendendo construir.

Ainda, não esqueça de que nessa composição é importante considerar espaços de acesso. Nada de construir uma cerca de móveis, ok? O que se busca é uma delimitação sutil e harmoniosa para o ambiente.

3. Tapetes

Os tapetes também podem adquirir caráter de moldura nos ambientes, já que são capazes de delimitar espaços e trazer ainda mais charme ao local.

Sendo posicionados de forma estratégica, eles acabam desenhando a composição completa do espaço perante o contexto do apartamento. Os móveis, inclusive, em boa parte das vezes, são dispostos a partir do posicionamento do tapete – ou seja, ele age como guia para a alocação de outros elementos de sua decoração.

E para que essa função possa ser cumprida de forma adequada, é preciso prestar atenção a alguns pontos: o material, a cor, a espessura, o formato e o tamanho desse tapete. Isso porque ele precisa ser proporcional à ambientação que se pretende criar.

Tapetes muito pequenos, por exemplo, não compreendem a área do total do espaço e acabam não causando impressão de moldura nos ambientes. O mesmo acontece com aqueles que têm cor ou textura muito semelhante ao piso. Os formatos, quando não acompanham a forma do espaço, também tendem a parecer deslocados – e, consequentemente, acabam não efetivando o objetivo desejado.

4. Portas

As portas são clássicas molduras nos ambientes e, ainda que desempenhem função praticamente idêntica à das paredes, são uma opção mais estilosa e versátil para os apartamentos.

Enquanto as paredes são estruturas sólidas fixas, as portas dispõem de mais mobilidade e funcionalidade. Há muitas novidades no mercado e os modelos estão cada vez mais diferenciados – tem para todos os gostos, bolsos, propósitos e tipos de espaço!

As mais bacanas e que tendem a valorizar o ambiente são as de cores claras, material resistente e que contam com vidros ou espelhos para gerar sensação de amplitude e leveza – o que não tira o encanto das demais, afinal, o que se pretende é que elas conversem com o restante da decoração do espaço. Mas lembre-se de que, considerando o objetivo de amplitude, o mais apropriado é trabalhar com formatos amplos e flexíveis, tais como as portas de correr ou as conhecidas venezianas, que são excelentes para ambientes compactos.

E se você preferir utilizar essa alternativa, não esqueça de que os gastos poderão ser um pouco mais elevados. Enquanto nas outras opções são utilizados itens que já fazem parte da decoração, nessa será preciso investimento extra.

5. Plantas

Além de renovar as energias e trazer mais vida ao ambiente, as plantas apresentam funcionalidades importantes dentro do contexto de organização dos espaços. Isso porque, de forma bonita e natural, elas podem se transformar em componentes para o conceito de molduras nos ambientes.

As plantas podem delimitar extensões e construir propostas inteligentes de design de interiores, fugindo de padrões ou de alternativas “sem graça”. Para essa adaptação, são utilizadas folhagens em vasos, pequenos jardins de interiores ou as famosas hortas verticais. Para a primeira ideia, a dica é utilizar suportes bonitos e vistosos; para a segunda, alguma proteção em vidro; para a última, uma estrutura em madeira com pequenos recipientes (vale usar a criatividade para escolher o tipo) para acomodação das variedades.

O conceito de moldura nos ambientes vem transformando os projetos de decoração de interiores, valorizando cada vez mais os detalhes e a personalidade de cada um dos espaços. Aposte nessa ideia e se apaixone pelos resultados!

E então, gostou de nossas dicas de aplicação do conceito de moldura nos ambientes? Ficou com alguma dúvida ou tem outro exemplo para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

0
master
master
Posts Relacionados