investir-em-imoveis-para-alugar-ou-revender

O investimento em imóveis é considerado uma forma de aplicação segura e com muitas vantagens -como a solidez, o grande potencial de valorização, a rentabilidade e a diversidade de opções. No entanto, a gama de possibilidades que o mercado imobiliário oferece traz, também, uma das principais dúvidas que os investidores enfrentam: investir em imóveis para alugar ou revender?

A verdade é que ambas as opções apresentam suas vantagens e desvantagens, e não existe uma fórmula para o investimento perfeito. A opção mais indicada varia de investidor para investidor, sendo que o melhor investimento depende dos seus objetivos e condições. Assim, enquanto para alguns o investimento ideal é a aquisição de imóveis para revenda, para outros, a melhor opção é investir em imóveis para alugar.

Por isso, é importante, antes de investir, que o investidor faça uma avaliação de critérios relativos a cada uma das possibilidades e suas próprias expectativas para o investimento. Confira, a seguir, alguns dos principais aspectos que devem ser levados em consideração na hora de decidir entre investir em imóveis para alugar ou para revenda.

É melhor investir em imóveis para alugar ou revender?

A resposta para essa pergunta varia de acordo com diversos fatores relacionados ao seu investimento imobiliário. Selecionamos os principais deles para que você possa tomar a melhor decisão:

Defina seus objetivos

A primeira coisa a se fazer é estabelecer as suas metas e deixar os objetivos claros para fundamentar as suas escolhas. As duas opções oferecem vantagens e inconvenientes: enquanto imóveis para alugar representam a possibilidade de gerar renda mensal, a revenda pode permitir que você se aproveite melhor da valorização do imóvel – além de evitar gastos com a manutenção e depreciação da unidade.

Assim, se você busca um investimento com retorno de curto ou médio prazo, o ideal é investir em imóveis para revenda. Para quem busca rendimentos ao longo prazo, aproveitando a renda gerada a partir do investimento, a melhor opção é investir em imóveis para alugar.

Considere as despesas do imóvel

A obtenção de um imóvel para investimento sempre envolve algumas despesas que devem ser consideradas. O preço é o valor mais significativo, e muitas das despesas inclusas no processo de compra são definidas de acordo com essa quantia – por isso, é importante conseguir um preço justo pelo seu negócio, evitando pagar a mais, também, nas taxas envolvidas.

O custo da documentação, como a Escritura do imóvel e o Registro de Compra em Cartório, normalmente, se aplica sobre o valor pago pelo imóvel, assim como os impostos: os principais a serem citados são o Imposto sobre Transição de Bens, cuja taxa varia de acordo com o município, e o IPTU, que pode ser pago pelo locatário em imóveis para alugar.

Além disso, podem ser necessários gastos com reformas para adequação do imóvel, que também devem ser considerados pelo investidor. Outra possível despesa extra é a contratação de profissionais de consultoria ou assessoria para a compra, assim como de corretores.

Estime o retorno do seu investimento

Outra análise importante a fazer é a estimativa de retorno para o seu investimento, que é essencial para garantir que o seu negócio tenha sucesso. Antes de investir em imóveis para revenda, deve ser avaliado o seu potencial de valorização e o tempo que você deverá esperar antes de concretizar a transação, de forma a ponderar a sua possível margem de lucro e os custos que manter o imóvel vai gerar até o momento de revendê-lo.

Já para quem quer investir em imóveis para alugar, é importante analisar o tempo necessário para que o retorno compense o valor investido e passe a gerar lucro, comparando com a quantidade estimada de despesas que o imóvel pode gerar com manutenção neste meio tempo. Normalmente, o aluguel rende entre 0,5% e 1,5% do valor do imóvel por mês, o que pode servir como base para cálculo.

No entanto, também é importante analisar outros fatores que podem contribuir para o retorno do seu investimento, como o contexto do imóvel em questão e o seu potencial de valorização.

Analise o potencial de valorização do imóvel

O potencial de valorização do imóvel está intimamente relacionado à sua rentabilidade: quanto mais ele valorizar após a compra, maior será a margem de lucro possível. A valorização pode ocorrer de várias formas, podendo ser através da reforma do imóvel, aumentando a sua qualidade funcional e de acabamentos, ou pelo crescimento da área em que ele se encontra, pelo desenvolvimento espontâneo do bairro ou surgimento de pontos de interesse próximos.

Para os imóveis em revenda, o proprietário tem a possibilidade de aumentar o preço cobrado na ocasião da venda de acordo com o quanto o imóvel valorizou, podendo aproveitar momentos de valorização para vender o imóvel sem correr o risco de que ele deprecie. Os imóveis para alugar, por sua vez, aproveitam a valorização para aumentar o valor do aluguel, o que faz com que a renda mensal também cresça – diminuindo o tempo necessário para que o valor investido seja compensado e o investimento passe a dar lucro.

Leve os riscos em consideração

Todo investimento envolve alguns riscos e com o investimento no mercado imobiliário, isto não é diferente. Apesar de muito seguras, as aplicações em imóveis também podem sofrer imprevistos que retardam o recebimento do seu retorno. Os imóveis para revenda dependem muito da sua valorização para ser capazes de prover um retorno significativo para o investidor, assim como de condições favoráveis do mercado para facilitar o aparecimento de interessados. Por sua vez, os imóveis para alugar podem ficar ociosos – o que interrompe o recebimento da renda esperada e gera despesas para o proprietário.

Assim, é importante que o investidor saiba quais os principais problemas que cada tipo de investimento pode enfrentar. Com essa análise, é possível estar preparado para encarar as adversidades e tirar proveito do seu investimento da forma mais vantajosa possível.

E você, já havia considerado qual a melhor forma de investimento para o seu negócio? Gostou dos pontos de vista e quer saber mais sobre investimento imobiliário?

0
master
Posts Relacionados