Imóvel na planta ou pré-lançamento- em qual investir_

Será que é mais vantajoso investir em um imóvel na planta ou em um pré-lançamento? Apesar de semelhantes, essas modalidades de compra apresentam algumas diferenças que afetam diretamente o rendimento do seu investimento.

A confusão causada no momento da escolha pelo melhor investimento faz com que muitos investidores apliquem o seu dinheiro de forma equivocada – o que pode limitar o lucro obtido. No mercado imobiliário, é preciso observar cada um dos detalhes que podem afetar os resultados alcançados.

Para fazer uma boa escolha, conhecer a diferença entre imóvel na planta e pré-lançamento é fundamental.

Qual a diferença entre imóvel na planta e pré-lançamento?

Tanto o imóvel na planta quanto o pré-lançamento ainda não estão prontos, e nem possuem o Habite-se e as matrículas individualizadas. É por essas características que muitos investidores acreditam que essas duas modalidades são iguais.

A seguir, nós analisamos as principais características de cada uma delas para que você saiba diferenciá-las e aplicar o seu dinheiro corretamente.

Imóvel na planta

A compra de um imóvel na planta tem regras mais rígidas do que o pré-lançamento. Nessa modalidade de negócio, é necessário que exista o Registro de Incorporação Imobiliária – que indica a posse do terreno, certidões negativas, memorial descritivo da obra, quadros de áreas da ABNT e as regras do condomínio.

Na prática, essa é uma operação de compra de um bem que ainda está em fase de construção. Após feito o acordo de compra, você inicia o pagamento do imóvel e possui a sua propriedade – o recebendo assim que estiver pronto (o que pode levar de 6 a 36 meses).

Nesta modalidade, o investidor não pode desistir do negócio sem cumprir com o pagamento de uma multa contratual, que oscila entre 15% e 20% do valor do contrato. Portanto, para os investidores que pretendem revender o imóvel antes mesmo da conclusão da obra, essa se torna uma operação de alto risco.

Pré-lançamento

O pré-lançamento é uma operação que acontece ainda antes do lançamento pelo empreendedor. Nessa etapa da construção do imóvel, ainda não foram encaminhados todos os documentos necessários para iniciar a divulgação e comercialização das unidades que serão construídas.

É por essa razão que a divulgação dos imóveis em estágio de pré-lançamento fica limitada a investidores em parceria com imobiliárias, de forma bastante sigilosa. Trata-se de uma ótima forma de ser o primeiro investidor a ter acesso a um bom empreendimento com potencial de valorização em curto prazo.

Na prática, a operação de pré-lançamento acontece com uma reserva, feita com base em um valor estimado na tabela de arrancada do investimento. A compra efetiva acontece apenas no momento da assinatura do contrato de compra e venda – que é feita após a emissão do Registro de Incorporação.

Por essa razão, é possível desistir do investimento do pré-lançamento até o momento da assinatura do contrato, e sem qualquer ônus. Outra característica dessa modalidade de investimento é a possibilidade de revender o imóvel ainda na planta, recuperando o valor investido em pouquíssimo tempo.

Podemos definir o pré-lançamento como uma etapa anterior ao imóvel na planta, abrindo a oportunidade de optar pelo investimento antes mesmo que ele esteja disponível para o restante do público, e, por isso, fazendo a aquisição por um preço inferior.

Como decidir o seu investimento?

Agora que já vimos as principais características das duas modalidades de investimento, surge a dúvida: é melhor investir no imóvel na planta ou no pré-lançamento?

Essa análise depende de alguns fatores. Assim como existem ótimas oportunidades no pré-lançamento, também há investimentos que podem não se tornar rentáveis no futuro. A lógica usada para escolher o melhor negócio segue a mesma de qualquer outro investimento imobiliário: optar pelos imóveis que possuem potencial de valorização.

Quando investir no imóvel na planta?

O imóvel na planta é um ótimo investimento para quem identifica uma boa oportunidade de em uma região que está em valorização, mas não tem o capital necessário para pagar pelo imóvel – precisando ter apenas cerca de 30% do valor total no momento da aquisição. Dessa forma, é possível revender o bem antes de terminar o seu pagamento.

Entretanto, o perigo dessa forma de operação é não conseguir vender o imóvel dentro do prazo necessário e ter que arcar com os custos de um financiamento. Por essa razão é tão importante acertar na escolha da modalidade do investimento – garantindo que exista uma boa diferença entre o valor pago e a média dos valores de imóveis na região.

Quando investir no pré-lançamento?

O investimento em imóvel em pré-lançamento costuma ser muito vantajoso para os investidores que têm um bom relacionamento com imobiliárias e construtoras, já que é possível obter informações privilegiadas sobre investimentos antes do restante do mercado, o que é fundamental para descobrir bons negócios.

Outra grande vantagem dessa forma de investimento é a possibilidade de demonstrar o seu interesse na compra sem a necessidade de assumir um compromisso de compra. Esse é um ótimo recurso para ser explorado nas situações em que você ainda não está certo sobre a qualidade do investimento, garantindo um tempo extra para estudar o mercado.

Uma forma de otimizar a rentabilidade do investimento no pré-lançamento é ficar atento em relação à procura pelo empreendimento depois do seu lançamento e à velocidade de vendas. Se o interesse for muito baixo, você ainda tem tempo de desistir da compra, enquanto que, por outro lado, uma grande procura demonstra que esta ainda é um ótimo investimento em mãos.

A análise faz toda a diferença

Como vimos, as duas modalidades de compra têm diferenças que podem afetar na lucratividade do investimento, mas não há uma resposta única para saber qual é a melhor. O que realmente importa é fazer uma boa análise do mercado para encontrar as oportunidades e fazer bons negócios.

Você já conhecia as diferenças entre um imóvel na planta e um pré-lançamento? Ficou com alguma dúvida sobre essas modalidades de compra? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados