Financiamento de imóvel para investimento- qual escolher_

Você busca por uma boa oportunidade de financiamento de imóvel para investimento? Muitos investidores apostam nessa forma de aquisição de imóveis para colocar em prática investimentos promissores, sem a necessidade de comprometer uma grande quantia de capital com um pagamento à vista.

Essa é uma solução adotada tanto pelos investidores que não contam com dinheiro o suficiente para um pagamento à vista quanto por aqueles que são mais conservadores e não desejam aplicar todas as suas economias de uma só vez. Além disso, os investidores mais agressivos podem buscar vários financiamentos simultâneos, buscando obter ganhos suficientes para que eles se paguem.

Qualquer que seja a situação, é comum que surja uma dúvida muito comum: qual é a melhor forma de obter um financiamento de imóvel para investimento? Existem várias alternativas para colocar isso em prática no mercado, não é?

Será que é mais vantajoso buscar um financiamento em banco, construtora ou consórcio? Confira, a seguir, as principais informações sobre financiamento de imóvel para investimento.

Principais formas de financiamento de imóvel para investimento

Antes de assinar um contrato de financiamento, é importante buscar mais informações sobre todas as opções disponíveis no mercado, não é? Aqueles investidores que são levados pela primeira proposta que aparece podem acabar com um financiamento que tem condições pouco benéficas – como altas taxas de juros.

Vejamos quais são as principais formas de financiamento de imóvel para investimento:

Financiamento pela Caixa

Apesar de ser um banco, a Caixa Econômica Federal merece um destaque em relação às demais instituições por ser a modalidade mais comum para financiar um imóvel no Brasil. Isso acontece por conta da solidez da instituição e da sua inclusão em projetos do governo federal – que torna mais acessível o financiamento imobiliário para a população.

Principalmente para a população com uma faixa de renda mais baixa, a Caixa é a instituição financeira mais procurada para obter um bom financiamento. Programas como o “Minha Casa Minha Vida” tornam possível que o sonho da casa própria se torne realidade com pagamentos que podem se estender por décadas.

Do ponto de vista de um financiamento de imóvel para investimento, é preciso fazer uma boa análise sobre todas as condições da operação: valor de entrada, taxas de juros, prazo para o pagamento e as outras características que podem afetar a rentabilidade de uma aplicação.

Financiamento com outros bancos

Apesar da popularidade da Caixa, os demais bancos brasileiros também oferecem boas oportunidades de financiamento para a população. Nos últimos anos, as propostas de outras instituições começaram a ganhar mais força e mostrar vários benefícios – principalmente para quem busca por propriedades mais caras.

Enquanto a Caixa é mais indicada para a aquisição de imóveis populares, os outros bancos podem oferecer condições mais interessantes para aquisições de maior valor dos clientes que têm estabilidade financeira. Assim como todas as operações que envolvem liberação de crédito, o ponto-chave na negociação está em minimizar os riscos corridos pelo banco.

Além disso, é uma ótima ideia procurar o banco em que você já tem conta corrente ativa, poupança ou outras aplicações. Geralmente, é possível obter boas vantagens por ser um correntista mais antigo e nutrir um bom relacionamento com a instituição. Procure o gerente e explore o seu poder de barganha para ter acesso a taxas de juros mais interessantes.

Financiamento por consórcio

O financiamento por consórcio é uma modalidade diferente para aquisição de um imóvel, reunindo peculiaridades – além de aspectos não tão positivos na operação.

Nessa modalidade de financiamento, é formado um grupo de pessoas interessadas em comprar um imóvel pagando o seu valor à vista para ter acesso a valores atrativos. Para isso, todos devem pagar uma parcela mensal, e um imóvel é sorteado entre os participantes também mensalmente. Além da contemplação pelo sorteio, também é possível dar um lance para adiantar o pagamento e antecipar o recebimento do imóvel.

Entretanto, essa é uma operação bastante complexa e envolve detalhes que devem ser observados com cuidado. Do ponto de vista de um investidor, pode não ser a melhor das ideias por conta do tempo que transcorre até que ele, realmente, tenha a posse desse imóvel, que pode demorar anos – fazendo com que perca boas oportunidades no mercado imobiliário.

Financiamento direto com a construtora

Entre as alternativas de financiamento de imóvel para financiamento, a negociação diretamente com a construtora vem conquistando espaço por conta dos benefícios para o investidor. Trata-se de uma ótima opção para a aquisição de imóveis na planta para pessoas que conseguem quitar o compromisso em um tempo menor do que um financiamento tradicional.

Em vez de se comprometer a pagar o financiamento de um imóvel em 30 anos e arcar com altas taxas de juros, essa operação permite que você estenda o pagamento por um tempo menor, mas tenha acesso a baixas taxas de juros. Com a aquisição de um imóvel na planta por um valor atrativo, é possível obter uma ótima rentabilidade no futuro, não é?

É muito comum encontrar oportunidades ainda mais vantajosas em empreendimentos que enfrentam dificuldades para vender todas as unidades. Com a baixa procura, as construtoras ficam mais flexíveis para negociar e podem oferecer preços muito atrativos para gerar investimentos de grande potencial.

Além disso, o financiamento direto com a construtora reúne outras vantagens interessantes: menos exigências burocráticas, ausência da rigidez dos financiamentos bancários e a aquisição de empreendimentos que ainda estão em fase de construção – reunindo atributos modernos e com boa perspectiva de valorização.

Vale a pena investir com um financiamento de imóvel?

O financiamento de imóvel para investimento ainda desperta insegurança em muitos investidores, que ficam com um pé atrás em assumir um compromisso de longo prazo e reduzir a rentabilidade dos seus investimentos por conta das taxas de juros. Porém, com um bom estudo sobre todas as propostas, o financiamento pode ser uma alternativa muito rentável.

Para acertar no seu investimento, avalie todas as alternativas de financiamento que vimos ao longo deste artigo e coloque os custos para aquisição do seu imóvel no papel. Quando você encontrar boas oportunidades, certamente, uma operação de financiamento será uma ótima solução para aproveitá-las.

E então, gostou das informações sobre o financiamento de imóvel para investimento? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima!

0
master
master
Posts Relacionados