É um bom momento para investir em imóveis em 2018_

Investir em imóveis é seguro, rentável e oferece ótimas oportunidades. São essas características que tornam esse investimento ideal para os conservadores, que querem evitar dores de cabeça com as flutuações de mercado financeiro sem abrir mão do lucro – mantendo um patrimônio que vai oferecer retorno.

Mas, será que 2018 é um bom momento para investir em imóveis? Muitas pessoas deixam de iniciar um investimento por não ter dúvidas sobre o cenário econômico. Se você se identifica, saiba que essa postura pode fazer com que o seu dinheiro deixe de render pela falta de ação.

Neste artigo, descubra se é um bom momento para investir em imóveis em 2018.

Por que investir em imóveis?

Antes de falarmos sobre o momento atual do mercado imobiliário no Brasil, vamos compreender melhor os motivos para que tantos investidores sejam atraídos pelos imóveis.

Segurança do investimento

Esse é um consenso entre os investidores: o em imóveis é uma das opções mais seguras para aplicar o seu dinheiro. Trata-se de um patrimônio físico (que pode ser visto e tocado), mas que não pode ser facilmente roubado ou tomado – como acontece com bens móveis (carros ou joias, por exemplo).

Se você se sente inseguro em investir o seu dinheiro em títulos ou ações por não serem patrimônios físicos, os imóveis são a melhor solução. Além disso, eles podem permanecer na sua família por gerações, garantir uma fonte de renda fixa com aluguéis ou um alto retorno financeiro em curto prazo com a revenda.

Alto potencial de rentabilidade

Geralmente, os investidores fazem uma relação inversamente proporcional entre os riscos do investimento e o seu potencial de rentabilidade, certo? Entretanto, investir em imóveis pode ser uma forma de fugir dessa lógica e conquistar ótimos resultados sem precisar correr muitos riscos.

Com uma boa pesquisa de mercado e um planejamento certeiro, é possível encontrar imóveis com preços atrativos em regiões em desenvolvimento. Esses bens costumam valorizar com o passar dos anos – chegando a alcançar mais de 100% de lucratividade.

Proteção contra a inflação

Várias formas de investimento são afetadas negativamente com as altas na inflação – que impactam no valor real do seu dinheiro. Entretanto, investir em imóveis é uma forma de fugir dos efeitos da inflação e garantir uma rentabilidade que acompanha (e supera) o ritmo da inflação.

Diversificação de investimentos

Para quem já tem outros investimentos, investir em imóveis significa uma oportunidade de diversificar as suas aplicações – reduzindo os riscos. Afinal, aplicar todo o seu dinheiro em uma única forma de investimento pode gerar consequências negativas para o seu patrimônio quando a rentabilidade alcançada não é a esperada.

Situação do mercado em 2018

O ano de 2018 tem se mostrado bastante favorável para investir em imóveis – e alguns fatores contribuem para que esse investimento se torne ainda mais seguro e rentável:

Baixa nos preços de imóveis

A lógica para alcançar uma boa lucratividade com o investimento em imóveis é bem simples: comprar por um preço baixo e vender por um valor superior. Por essa razão, a baixa nos preços de imóveis é uma ótima notícia para quem está em busca de unidades para investimento.

Segundo o levantamento Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), houve uma queda de 1,03% no preço dos imóveis residenciais de mais de 4 mil municípios brasileiros no ano de 2017.

Taxas de juros em queda

A taxa básica de juros (Selic) sofreu várias quedas em 2017, e terminou o ano com 7%. Para você ter uma noção da intensidade dessas baixas, em julho de 2015, a taxa Selic registrada foi de 14,25%.

Com a queda nas taxas de juros, os investimentos em renda fixa (como a poupança e o Tesouro Direto) se tornam pouquíssimo rentáveis, e os investidores precisam buscar por outras alternativas de investimentos – aumentando a procura pelos imóveis.

Facilidade na negociação

Outro motivo que comprova o bom momento para investir em imóveis é a facilidade na negociação para obter preços e condições de compra ainda melhores. Isso acontece porque o setor da construção civil passou por anos de muita produtividade – com uma quantidade alta de novas casas, salas comerciais e apartamentos.

Entretanto, muitos desses imóveis estão disponíveis para venda e as imobiliárias e construtoras estão dispostos a negociar para diminuir o estoque. Com isso, é possível obter preços mais acessíveis e alcançar até 50% de desconto sobre o valor anunciado.

Muitas opções à disposição

A situação do mercado imobiliário faz com esteja à disposição várias opções de imóveis – desde casas simples até coberturas luxuosas em condomínios ainda em construção. Tantas alternativas de investimento permitem que você escolha com calma as melhores regiões e imóveis para investir o seu dinheiro.

Momento de recuperação do mercado

Lembra da lógica de comprar por valores baixos e vender por preços elevados? O mercado começa a dar sinais de recuperação e a tendência é que, ao longo de 2018, o setor imobiliário volte a crescer. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o ritmo de vendas em 2017 foi cerca de 20% superior a 2016.

Isso significa que esse é o ano ideal para encontrar imóveis ainda com preços baixos e aguardar a sua valorização em 2019. Para quem busca por uma boa rentabilidade e segurança, investir em imóveis em 2018 é uma ótima ideia.

Você diversifica seus investimentos em imóveis? Se está procurando pelo melhor negócio, conheça a nossa planilha de investimento em imóveis e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados