DIY na decoração- 7 itens para enfeitar a sua casa

Você já ouviu falar sobre a moda do DIY na decoração? Se ainda não, este é o momento de conhecer essa tendência para incrementar a decoração da sua casa.

A sigla DIY vem do inglês e significa “faça você mesmo”, ou seja, representa tudo aquilo que pode ser produzido de forma artesanal, de acordo com a sua personalidade. E, acredite, essa ideia conquistou, mesmo, espaço nos mais diferentes ambientes, sejam eles sociais ou íntimos – mostrando que a criatividade pode transformar os conceitos do design de interiores.

Pensando nisso, a seguir, listamos alguns exemplos bacanas de itens que podem ser produzidos a partir dessa lógica e que ajudarão a incrementar os seus espaços. Acompanhe.

1. Nichos

Uma moda muito prática e que tomou conta das decorações de cômodos mais compactos são os nichos de parede. Eles são uma opção de DIY na decoração para quem precisa otimizar seus ambientes e, ainda, transmitir mais aconchego.

Os nichos, em sua maioria, são fabricados em madeira – o que não impede que possam ser desenvolvidos em outros materiais. É possível ir do clássico ao inovador, pensando em alternativas charmosas para o destaque tanto da parede onde ele será fixado, quanto dos objetos que nele serão dispostos.

Você pode pintá-los de cores mais neutras para compor a decoração de ambientes como os escritórios, ou com cores mais vibrantes para decorar o seu quarto ou a sala, por exemplo.

2. Almofadas

São os pequenos detalhes que, de fato, diferenciam o ambiente, trazendo a ele mais personalidade. Por isso, investir em almofadas com estilo pode ser o segredo para transformar a sua casa.

Utilizar diferentes cores e estampas, que se complementam e destacam os móveis, é o mais indicado. Vale utilizar mix de estampas e grandes contrastes – desde que promovam um visual harmonioso.

As almofadas são de rápida e prática produção, já que utilizam pouquíssimos materiais em sua montagem: espuma ou plumas, tecido (à sua escolha) e linha para costura.

3. Painéis decorativos

Painéis são “mil e uma utilidades” e não podem ficar de fora da decoração do seu ambiente. Eles são charmosos e podem ser adaptados a qualquer espaço, seja qual for a proposta.

A gama de modelos também é grande, e a confecção pode misturar diferentes peças e objetos de caráter reciclado. Os mais usados hoje são os painéis em forma de grade – que acomodam fotos, caixinhas, bilhetes, porta-trecos e algumas decorações.

4. Luminárias

Você já viu quantos modelos bacanas de luminárias podem ser feitos com materiais reutilizados? É possível reinventar itens que iriam ao descarte para utilizar nessa confecção.

Na prática do DIY na decoração, as luminárias são uma grande tendência, capaz de transformar a energia dos ambientes. Garrafas e outros utensílios de vidro, arames de metal, canos de PVC e madeira são as matérias-primas mais utilizadas.

Para dar um ar ainda mais descolado ao ambiente, a dica é utilizar o estilo vintage como referência – brincando com a mistura dos conceitos de moderno e retrô em um mesmo espaço.

Outra ideia é investir em formatos diferentes de lâmpada: o mercado conta com opções modernas e que ajudam a economizar energia!

5. Tapetes personalizados

Os tapetes personalizados são uma ideia inteligente de incluir o DIY na decoração de sua casa, pois são fáceis de produzir e não requerem grande investimento.

Antes de começar a confecção, pense no conceito que você quer transmitir e separe os materiais necessários – tintas, retalhos de tecido, fitas adesivas e, claro, muita criatividade devem fazer parte desse pacote.

A aplicação da personalização geralmente é feita nos chamados “capachos”, que são aqueles tapetes pequenos que ficam em frente às portas ou pias. Essa ideia certamente trará mais charme e personalidade à sua decoração!

6. Jardim vertical

Chegou a hora de utilizar as suas habilidades em jardinagem para criar um espaço natural no seu apartamento.

As hortas ou jardins verticais estão ganhando espaço em ambientes internos e são uma opção diferente para você adotar em seu apartamento. Essa ideia de DIY na decoração, além de renovar as energias do ambiente, o deixa mais charmoso e colorido.

Vale escolher diferentes espécies e bons suportes para o plantio. Vasinhos, latas, potes de vidro e estruturas de madeira são a combinação perfeita para essa proposta!

7. Pallets são tendência do DIY na decoração

Os pallets trazem originalidade ao espaço e refletem a importância da sustentabilidade também no design de interiores. Usá-los na decoração – como base para sofás ou pufes, por exemplo – pode ser uma aposta bacana para criar um espaço descolado e confortável, compatível com a proposta de sua casa.

Reinvente o uso desse material e, de forma rápida e fácil, o transforme em um belo exemplo de DIY na decoração. E para deixá-lo ainda mais bonito, invista em uma restauração básica, com ênfase para os acabamentos e a proteção da madeira. Como combinação, almofadas coloridas ou tapetes de pelúcia são ótimas pedidas.

Boas ideias de DIY na decoração não faltam e, se misturadas com um pouco de criatividade e personalidade, tornam possível criar espaços diferenciados e cheios de estilo. Aposte nessa tendência!

E então, pronto para utilizar o DIY na decoração de sua casa? Conhece outro exemplo de item DIY para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

0
master
master
Posts Relacionados