Como valorizar seu investimento ao vender um imóvel_

Valorizar o investimento ao vender um imóvel é a garantia de uma boa rentabilidade na operação. O objetivo de qualquer investidor é conseguir valorizar ao máximo o bem para que seja possível vendê-lo por um alto valor – gerando um lucro atrativo.

Entretanto, muitos investidores não sabem ao certo como agir para garantir a valorização desses investimentos. Comprar um imóvel e apenas esperar pela sua valorização até pode funcionar em alguns casos, mas saber como prepará-lo para a venda pode gerar resultados ainda melhores.

Ao contrário do que muitos pensam, alcançar uma boa rentabilidade ao vender um imóvel não é uma questão de sorte ou apenas de saber o momento certo para negociá-lo. É possível atrair vários potenciais compradores quando o imóvel está impecável e oferece todo o conforto que os moradores buscam.

Neste artigo, descubra como valorizar seu investimento ao vender um imóvel. Confira.

Valorização do investimento para vender um imóvel

Antes de falarmos sobre a preparação de um imóvel para vendê-lo com o máximo de rentabilidade, é preciso entender quais são os fatores que influenciam no aumento do seu valor. Você sabe o que contribui para que uma casa ou apartamento ser vendido por um valor superior ao de compra?

Nem todos os fatores que influenciam sobre o preço de um imóvel estão sob o controle do investidor. É possível que o proprietário faça uma reforma que aumente o valor de mercado, mas é impossível que ele controle as taxas de inflação do mercado, por exemplo.

Veja alguns dos principais fatores que impactam na valorização do investimento ao vender um imóvel:

Localização

A localização do imóvel é muito importante para a sua valorização. Um apartamento com instalações luxuosas dificilmente será valorizado quando fica em um local com altos índices de criminalidade, não é? Por outro lado, mesmo uma casa velha pode valorizar quando está em um local em que começam a surgir novos edifícios comerciais e atrair um grande fluxo de pessoas.

Portanto, a análise sobre o potencial de desenvolvimento da região em que o imóvel está localizado é fundamental para a sua valorização. O melhor cenário é identificar regiões que estão no início de um grande desenvolvimento para comprar o imóvel ainda com um valor baixo.

Situação do mercado

A situação econômica do mercado também interfere no valor recebido ao vender um imóvel. Fatores como inflação, desemprego, taxas de juros, facilidade na obtenção de crédito e preço médio dos imóveis interferem diretamente no valor que pode ser cobrado no momento da venda.

O mercado imobiliário varia de acordo com a relação de oferta e demanda. Quando existe uma grande busca para uma pequena oferta, os preços dos imóveis tendem a subir – o que é perfeito para valorizar o seu investimento. Entretanto, quando ocorre a situação oposta, os preços podem cair.

Facilidades do condomínio

Quando falamos sobre apartamentos, as facilidades do condomínio também contribuem para a valorização do imóvel. Um condomínio com salão de festa, academia, piscina, sistema de segurança de ponta e acabamentos de primeira melhora consideravelmente a percepção dos compradores, não é?

Interior do imóvel

É no aspecto interior do imóvel que muitos proprietários focam os seus esforços. Uma casa com instalações modernas, acabamentos caprichados e projetada para ser funcional é o sonho de muitos proprietários – aumentando o seu valor de venda.

Como preparar um imóvel para a venda?

Como vimos, um dos fatores que pode valorizar seu investimento ao vender um imóvel está relacionado ao seu interior. Um apartamento bem cuidado e com instalações modernas tem um valor superior a um outro que não apresenta esses mesmos atrativos – mesmo que localizado no mesmo condomínio.

Se você quer potencializar os ganhos obtidos com a venda de um imóvel, confira algumas dicas que podem ser aplicadas na preparação para vendê-lo:

#1 Acerte na escolha do imóvel

O primeiro passo para vender um imóvel valorizando o seu investimento é acertar na escolha no momento da compra. De nada adianta reformar uma casa para torná-la mais atrativa para os compradores quando ela está localizada em um bairro pouco valorizado, não é?

Da mesma forma, comprar um imóvel que não está em boas condições pode causar muitas dores de cabeça com grandes reformas e aumentar bastante o custo do investimento – o que afeta a lucratividade ao vendê-lo.

#2 Corrija todos os problemas existentes

Imagine que você esteja olhando imóveis para comprar e visite uma linda casa bem localizada, mas que tem vários problemas hidráulicos. É provável que pense duas vezes antes de investir o seu dinheiro em um imóvel que precisa de reparos e pode causar desconforto para a sua família, não é?

Por esse motivo que é tão importante procurar por todos os pequenos problemas que possam existir no imóvel antes de começar a buscar por interessados. Uma casa em perfeitas condições para morar se torna mais atrativa para qualquer potencial comprador.

#3 Invista em instalações novas

Um imóvel com instalações novas ganha valor no mercado. Em vez de manter a mesma cozinha que já é utilizada há 10 anos, investir em uma reforma para que fique moderna e funcional pode valorizar todo o imóvel – permitindo que você recupere facilmente o que gastou para trocar as instalações.

Todos os compradores buscam por imóveis novos – que possam ser utilizados por vários anos antes que precisem de reformas ou trocas nas instalações. Portanto, é isso que você deve oferecer para vender o imóvel por um bom valor.

#4 Faça reformas pontuais

Existem várias reformas pontuais que podem criar um diferencial no imóvel e valorizá-lo ainda mais. Confira algumas ideias que você pode aproveitar:

  • Faça uma nova pintura e escolha cores que ressaltem as características positivas de cada ambiente,
  • Troque o piso para criar ambientes mais elegantes. Afinal, um piso de madeira pode ser bem mais atrativo do que um carpete, não é?
  • Dê uma atenção especial à iluminação dos ambientes. É possível investir em forros de gesso com focos de luz para dar um ar especial na sala, por exemplo.
  • Instale recursos que são considerados importantes na decisão do comprador – como uma churrasqueira, lareira ou piscina.

E então, gostou das dicas para valorizar seu investimento ao vender um imóvel? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados