Como otimizar o seu tempo na rotina de São Paulo_

Viver em grandes metrópoles, normalmente, é sinônimo de ter uma vida corrida. Trânsito, distâncias, sobrecarga de trabalho, gastos e outras questões fazem parte da rotina de São Paulo e de grande parte da sua população. Mas, saiba que é possível encontrar soluções mudando pequenos hábitos para não apenas otimizar o seu tempo, como, também, melhorar sua qualidade de vida.

Algumas estatísticas na rotina de São Paulo, de fato, podem assustar, como, por exemplo, o fato de o paulistano passar por ano, em média, o equivalente a um mês e meio parado no trânsito. A população também é conhecida por estar sempre apressada para seus compromissos.

Com toda a correria do dia a dia, as pessoas se acostumaram a viver no automático e, muitas vezes, a rotina acaba ficando ainda mais cansativa. Entretanto, a notícia boa é que viver melhor sem abrir mão das responsabilidades diárias já uma realidade na rotina de São Paulo, basta um pouco de planejamento para fazer as escolhas certas.

Quer saber como otimizar seu tempo vivendo a rotina de São Paulo? Então, confira nossas dicas a seguir!

O que fazer para otimizar tempo e melhorar a qualidade de vida na rotina de São Paulo?

1. Moradia com boa localização

Na hora de comprar ou alugar um apartamento, preste atenção na localização do imóvel – afinal, ela exerce influência direta sobre sua qualidade de vida. Procure um local com fácil acesso aos comércios e serviços que você mais consome, como bancos, padarias, mercados, farmácia, etc.

Ainda, para otimizar seu tempo na rotina de São Paulo, estude sobre as facilidades de transporte público e, também, sobre a segurança do bairro. Dê preferência para lugares iluminados, arborizados e com boa vizinhança.

2. Transporte público próximo

Com as faixas de ônibus, ficou muito mais rápido o trajeto para quem não tem ou não quer utilizar o carro em dias de semana. Além de contribuir com a sustentabilidade e gastar menos, usar ônibus, trem e metrô, muitas vezes, facilita o acesso, reduz o tempo e, principalmente, o custo de locomoção.

Por isso, vale a pena escolher um imóvel e um local de trabalho próximo a esses pontos para otimizar seu tempo na rotina de São Paulo.

3. Meios alternativos de transporte

Optar por um motorista particular por meio de serviços de transporte compartilhado é algo muito comum em São Paulo, e já existem inúmeros concorrentes que prestam esse serviço de forma cada vez mais personalizada.

Essa alternativa tem sido preferência devido à praticidade e economia financeira, já que, colocando na ponta do lápis, sai muito mais barato solicitar uma viagem pontual do que manter um carro próprio.

Outra alternativa são os aplicativos de caronas compartilhadas, por meio dos quais você pode, inclusive, optar por outros meios de transporte, tipo a bicicleta, como é o caso da Bikxi. Ter o seu próprio meio de transporte sustentável também é uma forma de otimizar o seu tempo, praticar esportes e contribuir com o meio ambiente.

4. Espaço de coworking

Se você aderiu ao home office ou tem o seu próprio negócio, usar um espaço de coworking é uma ótima opção. Muitos prédios já oferecem essa alternativa para os seus condôminos, evitando mais gastos e o tempo de locomoção.

Mas, ainda que você precise alugar uma sala ou mesa em um coworking, sairá ganhando em questões como disciplina, organização e dinheiro, além de conhecer novas pessoas e fazer networking.

5. Trabalho freelancer e home office

O trabalho à distância é uma nova tendência para os brasileiros. Muitas empresas já estão aderindo a esse novo formato de contratação, seja por meio de registro, como home office, ou apenas um trabalho freelancer.

Se a sua profissão também oferece essa possibilidade de escolha, coloque no papel os seus ganhos, gastos, tempo de locomoção, etc. Em muitos casos, vale mais a pena não estar alocado em uma empresa – e isso vale tanto para os funcionários como para os empregadores.

6. Aplicativos de compras

Nem sempre sobra tempo para fazer as compras de casa, mercado, etc. A boa notícia é que existem aplicativos e até sites com delivery que podem fazer isso por você. Basta acessar, escolher os produtos e, enquanto aguarda a entrega, é possível realizar outras tarefas, otimizando seu tempo na rotina de São Paulo.

7. Pagamentos online

Em um mundo cada vez mais digital, em que tudo se resolve com o poder de um clique ou de um toque, não é mais necessário perder horas e horas em filas de bancos.

Suas contas, transferências e solicitações podem ser realizadas a partir do seu computador ou smartphone. Assim, é possível resolver todas as pendências bancárias sem se preocupar com o tempo perdido e, o melhor, sem se estressar.

8. Serviços e áreas compartilhadas no próprio prédio

Como você sabe, perde-se muito tempo entre deslocamento e espera para a realização de alguns serviços e atividades básicas.

Agora, tê-los já em seu próprio prédio é excelente para otimizar seu tempo, não é mesmo? Por exemplo, há prédios que oferecem estrutura para a prática de exercícios, serviço de lavanderia e até mesmo de cozinha – e tudo isso de modo compartilhado e colaborativo entre os moradores.

9. Planejamento e organização

Por fim, onde quer que você more, para uma vida mais tranquila e saudável, é preciso planejamento e organização. Lembre-se de que, mesmo com todas as responsabilidades diárias, é preciso reservar um tempo para você, para se cuidar, passear, estudar ou fazer qualquer coisa que queira. Caso não sobre nenhuma hora livre para fazer o que quiser, algo está errado no seu planejamento.

São Paulo é a cidade que nunca dorme e ter tudo à mão é uma vantagem, se comparada a outras regiões. Utilize isso a seu favor e invista em novos hábitos para otimizar o seu tempo e melhorar a sua qualidade de vida.

E então, pronto para otimizar seu tempo na rotina de São Paulo? Tem alguma dica extra para compartilhar a fim de melhorar a qualidade de vida de quem vive em Sampa? Deixe sua mensagem nos comentários!

0
master
master
Posts Relacionados