Como morar e manter a qualidade de vida em São Paulo_

São Paulo é uma cidade que divide opiniões: alguns odeiam e acham um caos, impossível de se viver. Por outro lado, há quem ame e não troque a metrópole por nada, e, para essas pessoas, ter qualidade de vida em São Paulo é, sim, possível.

A verdade é que, mesmo com todos os contratempos, a cidade pode ser um ótimo lugar para viver. Ter qualidade de vida em São Paulo depende da motivação, do interesse e força de vontade em aproveitar o que ela oferece de melhor.

Neste artigo, nós desafiamos as probabilidades e montamos uma lista de possibilidades para garantir a melhor qualidade de vida em São Paulo. Preparado para se apaixonar pela cidade?

Como manter a qualidade de vida em São Paulo
More perto do trabalho
São Paulo é uma cidade gigante, maior até do que muitos países, por isso, é comum que as pessoas trabalhem longe de suas casas – o que acaba sendo uma das principais queixas dos moradores da metrópole, afinal, alguns chegam a perder, diariamente, 2, 3, 4 e até mais horas no trânsito ou no transporte público.

No final da semana, não é de se estranhar sentir esgotamento e falta de ânimo para qualquer atividade, concorda? Por isso, o ideal é morar a uma distância que seja possível ir para o trabalho caminhando ou de bicicleta, por exemplo.

Antes de escolher onde morar, veja o que há de lazer nos arredores. Opções de parques, centros culturais, cinemas, restaurantes e shoppings vão te ajudar a ter uma boa qualidade de vida em São Paulo.

Aproveite a cidade dia e noite
São Paulo também é conhecida como a cidade que não dorme, porque é possível encontrar programas para fazer em qualquer horário do dia, inclusive de madrugada – até bons restaurantes permanecem abertos.

Há programação para todos os gostos e estilos, e você só poderá saber qual São Paulo te agrada mais se conhecer as possibilidades que a capital te oferece.

Multicultural
Uma das formas de garantir a qualidade de vida em São Paulo, certamente, é aproveitando o variado leque de opções culturais que ela oferece. Desde festas típicas, a feiras gastronômicas, apresentações teatrais, de música e dança, até locais específicos de para fomentar a cultura, qualquer tipo de manifestação artística é bem-vinda na cidade.

Evite andar de carro (sempre que puder)
Essa dica era para ser “não tenha carro”, mas São Paulo é uma cidade que acolhe muitas pessoas de outras cidades e estados, então, ter carro, nessas condições, pode ser uma necessidade.

Para quem tem família na cidade, outras formas de transporte, como carona com amigo, ou não se importa em usar transporte rodoviário, não ter carro pode fazer uma grande diferença para manter a qualidade de vida em São Paulo.

O trânsito na cidade é caótico e estressante, por isso, ter carro pode ser mais um problema do que uma solução para o morador. Muitos dos empreendimentos novos, inclusive, já não contam mais com a opção de garagem, exatamente para incentivar o proprietário a abrir mão das quatro rodas.

Claro que para não ter carro é preciso avaliar a região em que se vai morar e ter certeza de que é possível andar a pé, de ônibus ou metrô tranquilamente.

Negocie horários flexíveis no trabalho
Apesar de ter um dos metrôs mais limpos e organizados do mundo, usar o transporte no horário de pico não é nada prazeroso. A solução, para quem precisa usar as linhas todos os dias, é evitar esses horários.

Muitas empresas na cidade entendem que esse é um problema e já oferecem ao funcionário a possibilidade de fazer um horário flexível, entrando e saindo mais tarde, ou até de trabalhar de casa em alguns dias do mês ou da semana.

Aproveite o horário antes e pós trabalho
Você já conseguiu flexibilidade no trabalho? Então, precisa aproveitar essa folguinha, ela vai fazer toda diferença no seu dia!

Quem entra no trabalho após as 9h ou 10h, por exemplo, e não demora mais do que 30 minutos no trajeto, a opção é acordar por volta das 7h ou 8h, tomar um belo café da manhã – São Paulo tem uma lista gigante de padarias tradicionais e famosas -, correr ou fazer uma caminhada no parque e, aí sim, partir pro escritório.

Conheça a gastronomia da cidade
Já que falamos em café da manhã, a gastronomia da cidade não podia ficar de fora. São Paulo tem muitos restaurantes, mais até do que Nova York. É possível encontrar a culinária de todas as culturas e países na cidade, por isso, não deixe de aproveitar!

Usufrua dos serviços de compartilhamento
O compartilhamento é uma tendência que tem crescido em grandes cidades do mundo, e em São Paulo não poderia ser diferente. Quem mora da maior cidade do país não precisa ter carro, bicicleta, trabalhar em um escritório fixo, ter lavanderia, pois a cidade permite o compartilhamento de todos esses serviços.

Essa tendência tem estimulado o colaborativismo na cidade, que se expande, também para outras áreas, até mesmo moradia.

Seja você mesmo
Uma das característica que mais agrada aos moradores da cidade e que, com certeza, influencia na qualidade de vida em São Paulo é que as pessoas podem ser elas mesmas.

Por ser uma cidade tão agitada, as pessoas estão sempre com pressa e ninguém tem tempo para reparar no outro. Além disso, é uma cidade acolhedora, recebe bem a todos, de qualquer lugar, etnia, cultura, credo etc. Quem vive nela não se sente intimidado, julgado ou observado o tempo todo, como costuma acontecer em cidades menores.

Mesmo que você se ache um estranho no ninho onde vive, em São Paulo, isso será totalmente diferente, porque encontrará pessoas que pensam ou compartilham os mesmos gostos que os seus – não tenha dúvidas.

Por essas e por outras, é que é possível, sim, não só ter qualidade de vida em São Paulo, como viver e aproveitar tudo que a cidade oferece. Há quem diga que é possível conhecer o mundo todo sem sair da capital, e você, tem vontade de viver essa experiência única?

0
master
master
Posts Relacionados