Como compor uma parede de quadros_

Paredes brancas, pintadas, com textura ou aplicação de papel de parede são uma ótima maneira de decorar os cômodos da casa. Com uma parede de quadros, a decoração fica ainda mais atraente.

gallery wall (ou composição de quadros em paredes) é um conceito em alta, que pode ser utilizado para complementar a decoração dos ambientes, proporcionando personalidade e beleza para os espaços.

Com um grande número de opções em tamanhos e propostas, a parede escolhida para receber a composição de quadros pode ser minimalista e neutra ou mais elaborada, com cores marcantes. De um modo ou de outro, o resultado acaba sendo bastante satisfatório e bonito, unindo modernidade e aconchego.

Se você sempre quis criar uma parede de quadros, tire suas dúvidas e acompanhe nosso passo a passo a seguir.

Onde instalar a parede de quadros?

Não há regra na hora de definir em qual ambiente da casa sua composição pode ou deve ficar.
Em casas com estilo de decoração clássico, os quadros, normalmente, aparecem nos halls e salas de jantar, mas é tudo uma questão de escolha e de usar a combinação mais apropriada de tema, material de moldura e vidro para ornar com o resto do cômodo.

Tem se tornado cada vez mais comum utilizar a parede de quadros para dar um toque de personalidade aos banheiros, corredores e escadas, por exemplo.

Qual o tipo de composição ideal para cada cômodo?

Mais do que escolher em que parte da casa sua parede de quadros ficará, é importante saber quanto de espaço daquela parede você gostaria de ocupar. No banheiro, por exemplo, o espaço disponível normalmente é menor do que em outros cômodos, tornando interessante, então, a escolha por menos quadros ou por molduras menores.

Outro fator essencial é o tema exposto na parede escolhida, para que haja harmonia entre local e decoração. Estampas de comidas, cafés e frutas, por exemplo, são perfeitos para uma composição de quadros na cozinha.

Passo a passo para compor uma parede de quadros perfeita

Passo 1: Testando a disposição e tamanho dos quadros

Na hora de escolher qual a melhor parede para a sua composição, e antes de usar a furadeira, uma dica interessante é fazer um teste com papéis. Essa simulação pode ser feita colando papéis nos tamanhos e formatos desejados, mudando eles de lugar até chegar à combinação que mais te agrade.

Nesse momento, você consegue estipular a quantidade de quadros, diversidade de tamanhos, se as molduras serão quadradas, retangulares ou redondas, por exemplo. Outro ponto a ser levado em consideração é o posicionamento de sua composição: o ideal é que ela fique a uma altura de fácil leitura visual, cerca de 1,60 metros do chão.

Passo 2: Definindo qual será o tema da parede de quadros

Com a quantidade e disposição de quadros definida, é hora de escolher quais imagens, fotos ou gravuras ficarão expostas ali. Você pode escolher entre:

  • Obras de arte (gravuras)
  • Ilustrações (temas diversos: artistas, séries, jogos, filmes)
  • Espelhos

Uma parede de quadros bonita não é necessariamente determinada por uma combinação do mesmo tema, sendo importante apenas que, quando o tema for diferente, as cores predominantes em cada quadro conversem entre si.

No caso de o tema ser o mesmo para todos os quadros, uma opção interessante é utilizar molduras com cores e estilos diferentes para contrastar. Os espelhos podem aparecer como um item grande e único para decoração em um ambiente, ou mais de um, em tamanhos menores e com molduras diferenciadas em meio a uma composição de ilustrações, por exemplo.

Passo 3. Escolhendo as molduras e acabamentos

O terceiro e último passo para criar uma parede de quadros perfeita é a escolha da moldura e do vidro ideais. Existem diversos tipos de materiais para a escolha de quadros, passeando entre molduras clássicas (madeira, por exemplo) ou contemporâneas (laca), além de opções de vidros, também.

  • Molduras

Madeira – sendo o material mais utilizado para molduras, a madeira oferece variedade em tons, e o acabamento se dá por um processo de aplicação de cera ou verniz poliuretano. Esse tipo de moldura combina com qualquer tema de escolhido para sua parede de quadros, devido ao seu estilo minimalista.

Laca – Com uma vasta diversidade de cores, as molduras em laca estão ganhando força no mercado e são ideais para quem busca expor personalidade em sua composição. O acabamento desse tipo de moldura é uniforme, e pode ser encontrado nas modalidades brilho, fosco ou degradê.

Folheação – São molduras que possuem finas aplicações de ouro ou prata, cobrindo por inteira a peça ou em alguns pontos. É um processo bastante delicado, necessita de mão de obra especializada, e é ideal para quem busca sofisticação em sua composição.

Metais – Existe uma gama de perfis de metais para ser utilizada como molduras. Com diferentes cores e espessuras, é o tipo de moldura ideal para quem gosta de sair do comum.

Paspatur (ou passe-partout) – Quando a imagem é menor do que o tamanho de sua moldura – ou até mesmo para proteger e evitar que o papel tenha contato diretamente com o vidro – o paspatur é utilizado como uma moldura dentro da moldura de seu quadro. Dica: a cor do paspatur pode ser escolhida para sair do clássico preto e branco. Numa composição em que a ideia seja criar uniformidade dos quadros, inserir paspatur da mesma espessura e com a mesma cor em todos eles dá um toque de requinte para a sua parede de quadros.

  • Vidros

É comum encontrar molduras com vidros brilhantes no mercado, mas esses não são o único tipo que existe e nem os ideais para certos ambientes.

Vidro Brilhante – É totalmente transparente, gerando reflexo, por isso, não é aconselhado para ambientes com alta incidência de iluminação (natural ou artificial), sendo que o papel brilhoso pode grudar no vidro.

Fosco – Possui uma fina película aplicada que inibe o brilho natural do vidro, fazendo com que não haja reflexo. Nesse tipo de quadro, o papel escolhido para a estampa pode ser brilhoso ou fosco.

E então, viu como compor uma parede de quadros pode ser o toque que falta na decoração do seu ambiente? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados