Como a tecnologia está mudando o modo de viver em São Paulo_

Viver em São Paulo nunca teve um padrão definido, já que, na cidade, existem pessoas de diversos estilos, personalidade, interesses e rotinas. Por outro lado, o desejo de ter mais tempo para aproveitar a vida e menos preocupações no dia a dia acaba unindo todas as tribos.

A tecnologia tem ajudado a viver em São Paulo com mais qualidade de vida, oferecendo meios rápidos e efetivos para solucionar problemas relacionados com a falta de tempo, de organização e até de interesse de fazer as tarefas cotidianas.

As casas inteligentes são ótimos exemplos de soluções tecnológicas que proporcionam alternativas para viver em São Paulo aproveitando o que a cidade tem de melhor.

Casas inteligentes: a evolução dos imóveis residenciais

A casa inteligente faz parte do conceito de internet das coisas, ou seja, ela recebe integração com aparelhos e aplicativos que auxiliam o morador em diversas tarefas. Os aparelhos são conectados via Wi-Fi ou Bluetooth e o morador é capaz de controlar a todos os eletrônicos à distância.

Imagine sair do trabalho e poder ligar o aquecimento da casa para quando chegar os ambientes estarem bem quentinho? Ou, quando você estiver com preguiça de levantar, com apenas um click conseguir acender as luzes da sala? Dá até para programar alguns aparelhos para que eles adiantem o seu café da manhã e você possa ficar mais uns minutinhos na cama. Ligar a cafeteira e a torradeira são algumas possibilidades.

Vitacon NXT Building, por exemplo, é um empreendimento que representa tudo que a tecnologia tem para oferecer nesse sentido. Desenvolvido para receber as maiores inovações do mercado tecnológico, suas unidades contam com a plataforma S.O.U.L Vitacon, que facilita o dia a dia dos moradores dentro de casa.

Veja, a seguir, as principais soluções tecnológicas para aliar viver em São Paulo com segurança e modernidade.

8 soluções tecnológicas que mudam o modo de viver em São Paulo

#1. Identificação digital para garantir a segurança

Além de oferecer maior segurança para os moradores, contar com a identificação biométrica é muito mais cômodo, afinal, você não precisará mais se preocupar com as chaves de casa. O controle de acesso é feito com uma lista de digitais cadastradas, e que permite o acesso à unidade.

Também é possível liberar o acesso à distância, através de seu smartphone. Perfeito para aqueles momentos em que você esquece de deixar a chave com a diarista ou precisa liberar a entrada do zelador para resolver algum problema, concorda?

#2. Ajuda com as compras

Quem nunca passou pela péssima em experiência de ir ao mercado e, ao chegar em casa, perceber que esqueceu de comprar algo importante?

Com o recurso das geladeiras conectadas, é possível enviar uma mensagem para o eletrodoméstico, perguntando os produtos que estão faltando em casa pelo smartphone. Ou seja, esquecer de comprar itens importantes nunca mais!

A geladeira também pode ser programada para avisar sempre que algum alimento estiver para vencer. Para isso, é só cadastrar os produtos e suas datas de vencimento.

#3. Economia no banho

Controlar o consumo de água e energia ao viver em São Paulo é primordial, e as tecnologias que monitoram a quantidade utilizada em cada banho, e em tempo real, por exemplo, ajudam nesse desafio.

#4. Monitoramento em tempo real

Um sistema de segurança com câmeras de alta definição permite que o morador acompanhe tudo que está acontecendo em sua casa. O sistema também envia alertas e notificações de situações suspeitas na residência, como, por exemplo, a visita de pessoas estranhas.

Para quem tem bichos de estimação, os dispositivos podem programar o reconhecimento do animal para evitar alertas falsos.

#5. Ajuste de temperatura

Ao chegar em casa, o morador pode encontrá-la fresquinha durante o verão, ou agradável durante o inverno, basta acionar o dispositivo de temperatura previamente, antes de sair do trabalho ou no caminho de casa.

#6. Limpeza e cuidado com a piscina

Ter piscina em casa é muito bom durante o verão, o único problema é que exigem alguns cuidados que dão trabalho e, até nisso, a tecnologia pode ajudar.

Existem ferramentas específicas para a limpeza e cuidado com a piscina que podem trabalhar sozinhas. Basta criar uma programação com intervalos para que a piscina possa aquecer e a filtragem da água ser acionada.

Além de proporcionar comodidade e praticidade, com a programação do sistema, que utiliza diversas bombas hidráulicas, a economia de energia elétrica é garantida.

#7. Casa limpa com facilidade

Não é só a piscina que pode ser limpa com a tecnologia. A limpeza da casa, por exemplo, pode ser feita com diversos dispositivos tecnológicos. Um deles é um aspirador de pó, que conta com uma câmera, e que mapeia o chão e a sujeira dos ambientes.

Essa tecnologia identifica as polegadas quadradas que precisam ser limpas e isso também pode ser feito de forma remota, a partir de um aplicativo no celular ou tablet.

#8 Eletrodomésticos auxiliam nas atividades da rotina

Chamados de eletrodomésticos inteligentes, é possível programá-los para que liguem automaticamente. Por exemplo, você pode programar a cafeteira e a torradeira para que funcionem de manhã e ligar o forno para pré-aquecer ou começar a assar algum alimento, tudo isso de forma remota – basta dar o comando do celular.

Parece impossível que a tecnologia possa ser usada para oferecer tantas facilidades, mas essas soluções já existem, principalmente para quem decide viver em São Paulo, e podem deixar a rotina muito mais prática. Quer saber mais sobre elas? Confira nosso e-book sobre casas inteligentes e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados