Como a taxa de juros influencia no mercado imobiliário_

A taxa de juros exerce uma grande influência no mercado imobiliário – gerando impactos na confiança do consumidor, no valor dos imóveis e na rentabilidade dos investidores. Você sabe como a variação nessas taxas pode afetar o seu investimento?

Imagine um cenário em que a taxa de juros sofre uma grande alta. Nesse caso, comprar um imóvel se torna mais caro por conta do aumento da taxa Selic – que também afeta o valor total de um financiamento. Com o aumento da dificuldade para comprar um imóvel, o mercado fica desaquecido e favorável apenas para quem pode comprar um imóvel à vista.

O mercado imobiliário é influenciado por inúmeros fatores, e todos eles estão interligados. É por essa razão que é tão importante compreender melhor os aspectos que podem influenciar no sucesso do seu investimento para otimizar a sua rentabilidade.

Neste artigo, veremos como a taxa de juros afeta o mercado imobiliário. Acompanhe.

Como a taxa de juros afeta o mercado imobiliário?

O impacto mais fácil de enxergar da taxa de juros no mercado imobiliário é a dificuldade na compra de um imóvel. Com juros altos, os financiamentos se tornam mais caros de ser pagos e os consumidores são desestimulados a investir o seu dinheiro na compra de um bem de alto valor.

Por outro lado, quando a taxa está baixa, o efeito visto é o oposto: as pessoas são encorajadas a buscar financiamentos para comprar imóveis e os investidores que desejam aplicar o seu dinheiro não têm mais tantas vantagens em investir em renda fixa – pois o seu rendimento está atrelado às taxas de juros do mercado.

Trata-se de uma gangorra que produz efeitos diversos no mercado imobiliário. Além dos imediatos, podem surgir outras consequências indiretas. Se a taxa de juros apresenta uma queda considerável em um pequeno período, a grande procura por financiamentos imobiliários pode causar uma alta na demanda por imóveis em determinada região – o que provoca o aumento do valor das casas e apartamentos.

Consequências das taxas de juros

Você já deve ter percebido como a taxa de juros produz diversos efeitos no mercado imobiliário, certo? Para facilitar o entendimento sobre todas as variáveis que merecem a sua atenção, selecionamos as principais consequências das taxas no mercado imobiliário.

Facilidade no financiamento

A taxa de juros afeta diretamente a facilidade (ou dificuldade) em obter um bom financiamento para a compra de um imóvel. A dívida das pessoas que desejam pagar por uma moradia ao longo de vários anos se torna muito maior com a interferência de uma alta taxa de juros.

Além disso, momentos em que os financiamentos são mais vantajosos também estimulam as pessoas a tirarem o seu dinheiro da poupança para investir de outra forma – pois ela apresenta um rendimento menos vantajoso quando é registrada a baixa da taxa Selic.

Confiança do consumidor

A taxa de juros alta provoca a perda de confiança nos consumidores. Com financiamentos que se tornam mais difíceis de pagar e um clima de desconfiança no mercado, grande parte dos brasileiros opta por adiar as compras de bens de alto valor aquisitivo – como uma casa ou um apartamento.

Assumir uma dívida de longo prazo é visto com bastante desconfiança – mesmo por aquelas pessoas que têm uma grande parte do valor para dar de entrada. Aguardar pela diminuição da taxa de juros, geralmente, é a alternativa mais comum.

Outras alternativas de investimento

A opção por outros investimentos também exerce influência sobre o mercado imobiliário. Quando os investidores conseguem obter uma boa rentabilidade em renda fixa (como Tesouro Direto ou CDB), esse dinheiro deixa de ser investido em imóveis, certo?

A rentabilidade desses investimentos está ligada diretamente às taxas de juros praticadas. Em momento de baixa nos juros, essas modalidades se tornam pouco rentáveis e estimulam a busca pelos imóveis – o que movimenta ainda mais o mercado imobiliário.

Preço dos imóveis

A alta da taxa de juros torna a compra de um imóvel mais caro para todas as pessoas que dependem de um financiamento. Entretanto, a baixa na demanda por casas e apartamentos abre uma ótima oportunidade para quem tem poder econômico para comprar um imóvel sem um financiamento – abrindo margem para negociação com os vendedores.

Já a queda da taxa de juros permite que os financiamentos não sejam tão onerosos para o bolso dos consumidores. Por outro lado, o aumento da demanda por moradias pode causar a elevação dos preços quando existe uma baixa oferta.

Oferta x demanda

Como acabamos de ver, o preço dos imóveis sofre uma variação de acordo com a oferta x demanda. A taxa de juros e todos os seus impactos também alteram essa relação de forma muito dinâmica, e o investidor precisa estar atento às movimentações do mercado para aproveitar essas oportunidades.

Aquecimento do setor imobiliário

O aquecimento do setor imobiliário passa por inúmeros fatores – como a facilidade na obtenção de crédito, inflação, taxa de desemprego, etc. A taxa de juros também contribui para o aumento ou diminuição da procura por imóveis pelos moradores ou investidores.

Oportunidades criadas pelas variações

Para os investidores, a taxa de juros tende a criar ótimas oportunidades – da mesma forma que pode reduzir a rentabilidade de um investimento. Confira as oportunidades que surgem dos cenários de alta ou queda na taxa:

Cenário de alta nos juros

Quando a taxa de juros está alta, diminui a procura por imóveis por grande parte da população. Isso significa que quem tem dinheiro para comprar negociar à vista pode encontrar ótimos preços para iniciar investimentos.

Cenário de queda nos juros

Já o cenário de queda nos juros é ideal para vender um imóvel com alta rentabilidade. Com o aumento da procura por moradias, se torna mais fácil encontrar compradores, e o aumento da demanda provoca a alta dos valores de casas e apartamentos.

Você já conhecia a influência da taxa de juros no mercado imobiliário? Se deseja potencializar o rendimento do seu investimento, conheça a nossa planilha de Análise de Investimentos em Imóveis na Planta e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados