8 sinais de que um investimento em imóvel não compensa

Quando um investimento em imóvel não compensa, é fundamental que um investidor consiga enxergar isso, não é? Apesar dos inúmeros benefícios de investir em imóveis, não é sempre que aplicar o seu dinheiro na compra desse bem traz retornos positivos.

Principalmente entre os investidores iniciantes, é muito comum que exista uma empolgação por novos investimentos e nem todos os fatores relevantes sejam analisados com a tranquilidade necessária. São nessas situações que acontecem os investimentos que não geram o lucro desejado – ou, até mesmo, levam ao prejuízo.

Entretanto, você pode estar preparado contra todas essas armadilhas do mercado imobiliário. Confira, a seguir, 8 sinais que mostram quando um investimento em imóvel não compensa.

Quando um investimento em imóvel não compensa?

Para identificar quando um investimento em imóvel não compensa, basta ficar bem atento aos sinais que indicam isso. Afinal, existem pequenos indicativos que demonstram que os ganhos com aquele imóvel podem ser comprometidos. Veja os principais deles:

1. O imóvel é velho e apresenta problemas

Um típico sinal de que o investimento em imóvel não compensa é quando a construção já é antiga e demonstra apresentar problemas. Uma casa antiga com problemas no encanamento pode dar a impressão de que basta poucos reparos para reformá-la e vendê-la por um valor superior, não é? Porém, nem sempre as coisas são simples assim.

Os problemas no encanamento podem ser mais complicados de resolver do que parecem. Além disso, outros problemas são possíveis, por conta do desgaste ao longo do tempo nesse imóvel – gerando mais gastos com manutenção, que comprometem a rentabilidade do negócio.

Por fim, mesmo depois de reformar o local e deixá-lo em ótimas condições de uso, são poucos os compradores interessados em um imóvel antigo. Com tantas opções de casas e apartamentos modernos, repletos de novos recursos, é cada vez menor a procura por construções antigas.

2. O imóvel está localizado em uma região de difícil acesso

Hoje em dia, a facilidade na locomoção é um dos fatores mais valorizados pelas pessoas que buscam um novo lar para a família. Por isso, mesmo um imóvel com ótima infraestrutura e preço atrativo pode se tornar um investimento complicado quando ele está localizado em uma região de difícil acesso.

3. Não existe uma infraestrutura de qualidade no entorno

Imagine um novo apartamento equipado com uma estrutura de luxo capaz de entregar conforto para qualquer família. Porém, o supermercado mais próximo fica a 15 minutos de carro e as crianças precisam encarar 30 minutos de trânsito para chegar até a escola mais perto.

Muitos investidores analisam apenas a estrutura física do imóvel e esquecem de considerar a que existe no entorno. No momento de avaliar um imóvel para investir, é preciso se colocar no lugar dos compradores que vão interesse em comprar o seu imóvel no futuro.

4. O valor do imóvel está acima do mercado

Esse é um dos sinais que deixam mais claro quando um investimento em imóvel não compensa. Se um imóvel está sendo vendido acima do valor do mercado, você precisa encontrar compradores dispostos a pagar um valor ainda maior para gerar lucro – o que pode ser uma missão muito difícil.

Lembre-se de que um investimento em imóvel lucrativo deve respeitar uma regra bem simples: o valor de venda deve ser superior ao da compra. É por essa razão que comprar imóveis abaixo do valor do mercado costuma gerar uma boa rentabilidade financeira.

5. Não existe uma tendência de valorização

Lembra que falamos sobre a qualidade da infraestrutura no entorno do imóvel? Apesar de esse ser um indicativo de baixa procura pelo imóvel, também pode indicar um potencial de valorização. Se existe um movimento de crescimento no bairro e começam a surgir novos empreendimentos, a tendência é que o imóvel valorize.

Por outro lado, um forte sinal de que um investimento em imóvel não compensa é quando a situação oposta ocorre: um local que era muito valorizado começa a ser deixado de lado – com fechamento de lojas, diminuição de circulação de pessoas e queda na qualidade da infraestrutura.

Um imóvel que não oferece uma boa tendência de valorização não costuma ser um bom investimento, pois é difícil vendê-lo por um valor superior ao de compra. É preciso pensar não só no presente, mas nas tendências para o futuro.

6. Existem vários imóveis desocupados na região

Imagine que você esteja procurando por um imóvel para gerar uma renda extra com a sua locação. Ao identificar uma boa oportunidade de compra, verifique o volume de imóveis desocupados na região para medir o interesse do público em morar naquele local.

Se existem outros 5 apartamentos desocupados no mesmo prédio que está pensando em investir, talvez exista um problema que você ainda não conseguiu identificar e que afasta todos os interessados. É nesses detalhes que é possível encontrar sinais que indicam um baixo potencial de retorno financeiro.

7. Você teria que utilizar todas as suas economias

Por mais promissor que seja um investimento em imóvel, utilizar todas as suas economias é sempre uma decisão complicada. Se você encontrar uma ótima oportunidade por R$500 mil, mas tem apenas R$400 mil e teria que financiar o restante, talvez seja uma ideia melhor procurar por outro investimento, que comprometa menos as suas finanças.

Apesar de muito baixos, sempre há riscos nos investimentos imobiliários. Um evento de incêndio no local ou uma forte crise financeira no Brasil poderiam acabar com a rentabilidade do seu negócio – gerando a perda de um grande valor.

8. O mercado está em um momento de alta nos preços

Para alcançar o sucesso no mercado imobiliário, é preciso acompanhar as tendências: comprar nos momentos em que os preços estão baixos e vender nos momentos de alta. Se você inverter essa lógica, dificilmente conseguirá fazer investimentos que realmente compensam.

Você já conhecia esses sinais que mostram quando um determinado investimento em imóvel não compensa? Ficou com alguma dúvida sobre investimentos imobiliários? Deixe o seu comentário e até a próxima!

0
master
master
Posts Relacionados