7-passos-para-se-tornar-um-investidor-imobiliario-de-sucesso

Você deseja se tornar um investidor imobiliário de sucesso? O mercado imobiliário atrai muitos investidores por oferecer uma forma segura de aplicação, enquanto apresenta uma gama ampla de opções de investimento. Desta forma, é possível encontrar negócios bem-sucedidos dos mais variados tipos no mundo do investimento imobiliário.

O que muita gente não sabe é que, para se dar bem nesse ramo, não é necessário encontrar o investimento perfeito, ter bons contatos ou alto poder aquisitivo para um grande investimento inicial. O investidor imobiliário de sucesso é aquele que sabe avaliar quais das suas opções são as mais vantajosas e tira o melhor proveito possível dos seus negócios.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os passos para se tornar um investidor imobiliário de sucesso. Confira!

Como se tornar um investidor imobiliário de sucesso

Passo 1: Estude muito

Sem dúvidas, o conhecimento é a chave para ser um investidor imobiliário de sucesso. Compreender como o mercado imobiliário funciona, quais são as opções de investimento que você tem e a melhor modalidade de investimento para as suas condições são quesitos fundamentais para que possa fazer boas escolhas e julgar as oportunidades de investimento em imóveis corretamente.

Apenas através do estudo você terá a base necessária para tornar seus investimentos mais vantajosos e otimizar o seu rendimento. Por isso, busque aprender o máximo possível sobre o mundo do investimento imobiliário e acumular o conhecimento necessário para aplicar na prática e fazer bons negócios.

Passo 2: Saiba avaliar a qualidade do seu investimento

Um investidor de sucesso deve conhecer o seu objeto de investimento e saber avaliar a qualidade das oportunidades que aparecem. Da mesma forma, deve demonstrar domínio do conhecimento sobre o mercado de imóveis, pois é isto que vai o tornar capaz de distinguir os bons dos maus negócios e aproveitar as melhores oportunidades no mercado.

Neste sentido, é importante aprender a avaliar os imóveis para estimar suas chances de retorno. Para isso, você deve começar a reparar tanto as características dos imóveis em si, como sua metragem, o estado de conservação, a qualidade dos acabamentos e adequação às principais normas de construção, quanto da área onde ele se encontra, como a qualidade da iluminação e calçadas, proximidade de pontos de interesse ou de áreas centrais da cidade e a presença de praças, vista interessante, etc. Tudo isso vai ajudá-lo a analisar o potencial de valorização deste imóvel, que é o principal objetivo de um investimento imobiliário.

Passo 3: Tenha controle sobre as suas finanças

Para um investidor imobiliário de sucesso, a organização das finanças é um assunto sério. Apenas com o controle cuidadoso das suas finanças você será capaz de avaliar se tem à disposição o orçamento necessário para realizar o investimento, e se o mesmo terá um impacto positivo sobre as suas economias. Além disso, é importante calcular qual a margem de lucro que você espera ter com um novo negócio, assim como o tempo de retorno esperado.

Quanto dinheiro você tem? Existe uma reserva para imprevistos que não deve ser utilizada? Quanto será investido? Qual a estimativa de retorno ao caixa? E em quanto tempo? Todas estas perguntas devem ser feitas por um investidor imobiliário de sucesso, pois ajudam a organizar o dinheiro e dar uma visão geral das finanças.

Passo 4: Mais do que no lucro, pense no seu patrimônio

Ao realizar um investimento, normalmente o principal foco é o seu potencial de lucro. No entanto, um investidor imobiliário de sucesso sabe que deve considerar, também, a capacidade que o investimento tem de conservar o seu dinheiro aplicado – evitando a depreciação e a perda de uma parte da quantia.

Assim, é importante pensar não apenas na sua margem de lucro, mas, também, na proteção do seu patrimônio. Nem sempre vale a pena arriscar a possibilidade de ter prejuízo com um negócio que promete uma margem de lucro mais alta.

Passo 5: Aprenda a encarar os negócios de forma racional

O mundo dos investimentos é capaz de afetar o emocional, que pode influenciar na capacidade de discernimento. Isso é muito perigoso porque, no mercado imobiliário, basta uma assinatura mal pensada em um contrato para correr o risco de ter que arcar com prejuízo. Assim, é muito comum que investidores se deixem levar por impulsos e pressões e acabam embarcando em oportunidades que se mostram negativas.

Por isso, busque sempre se manter calmo e analisar todos os aspectos de um investimento antes de realizar a sua aplicação. Nunca invista em um negócio sem antes ter tempo para ter contato com o imóvel e fazer estimativas da sua possibilidade de retorno. Desta forma, você estará sempre no controle dos seus investimentos e terá muito mais chances de fazer negócios bem-sucedidos.

Passo 6: Mantenha-se atualizado sobre o mercado

O mercado imobiliário é muito dinâmico, contando com diversos ciclos que terminam e recomeçam em intervalos de tempo diferentes, seguindo as oscilações da economia. Estas variações são muito importantes para os investidores, pois ditam os momentos de valorização ou desvalorização dos imóveis – assim como quais os melhores períodos para comprar e vender as propriedades. Para ser um investidor imobiliário de sucesso, não deixe de acompanhar as subidas e descidas do mercado, estando sempre atento às oportunidades que aparecem.

Passo 7: Continue aprendendo

Este é, provavelmente, o passo mais importante de todos. Não importa quanto tempo de experiência você tenha, um investidor deve estar sempre buscando estudar e aprender mais sobre as suas aplicações para tirar o máximo de seus investimentos. É necessário se manter sempre à frente e pensar diferente dos outros: apenas assim um simples investidor passa a ser um investidor imobiliário de sucesso.

0
master
Posts Relacionados