7 fatores para ficar atento ao comprar imóvel na planta

Comprar imóvel na planta é uma forma encontrada por diversos investidores para maximizar os seus ganhos no mercado imobiliário. As vantagens dessas operações podem ser muito atrativas – principalmente em termos financeiros. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para não correr riscos desnecessários.

Imagine que você compre um imóvel na planta com previsão de entrega em 12 meses e conte com a sua venda em, no máximo, 24 meses. Um atraso de 6 meses na conclusão das obras pode acabar com o seu planejamento – não permitindo que você consiga fazer a venda no prazo estipulado ou tenha que fazê-la por um valor inferior ao esperado.

Por outro lado, comprar imóvel na planta pode ser um ótimo investimento quando você se certifica de que todos os detalhes estão de acordo com o esperado. Sem muitos esforços, é possível realizar um investimento inicial no início das obras e receber um imóvel novo e valorizado apenas com o tempo decorrido.

Se você busca pelas melhores alternativas para potencializar os ganhos dos seus investimentos, veja, neste artigo 7 fatores para ficar atento ao comprar imóvel na planta.

Fique atento ao comprar imóvel na planta

Será que comprar imóvel na planta é sempre um bom negócio? Como um investidor pode garantir que está fechando um bom negócio mesmo pagando por um imóvel que será entregue apenas dentro de alguns meses? Para quem procura pela forma correta de ganhar dinheiro com imóveis na planta, as dicas que veremos neste artigo são muito importantes.

1. Calcule o valor total da compra

Por conta do pagamento antecipado em relação ao recebimento do imóvel, alguns investidores enfrentam dificuldades em calcular o valor total da compra – principalmente quando o pagamento é feito em parcelas. Coloque todos os custos envolvidos na ponta do lápis para calcular o montante final a ser alocado no negócio.

Um investidor que resolve comprar imóvel na planta já pensando na venda em alguns meses pode ter uma surpresa nada agradável ao perceber que os seus gastos são maiores do que o previsto. A rentabilidade do negócio depende diretamente do valor desembolsado na compra.

2. Faça uma boa pesquisa

Existem diversas oportunidades de operações com imóveis na planta no Brasil, e uma tendência de que essa oferta continue subindo nos próximos meses. Por esse motivo, é indicado que você faça uma boa pesquisa para encontrar os melhores negócios e investimentos que podem gerar uma alta rentabilidade.

Além de fazer uma pesquisa de mercado para encontrar os melhores locais e empreendimentos, também é fundamental buscar mais informações sobre o histórico da construtora. Vasculhe a internet, encontre opiniões de outros compradores, fale com advogados especializados no mercado imobiliário e realize consultas no Procon.

Outra dica é fazer visitas a empreendimentos da construtora responsável pela construção do imóvel que você tem interesse. Busque por sinais de desgaste, materiais de baixa qualidade e converse com os moradores para avaliar a sua satisfação. Todos esses fatores podem ser indícios sobre a qualidade do imóvel que você vai adquirir.

3. Avalie a qualidade do imóvel

Comprar imóvel na planta já pensando na sua venda é uma ótima forma de fazer bons investimentos. Entretanto, essa falta de apego pelo imóvel pode se transformar em um problema para os investidores que não param para avaliar a qualidade do bem adquirido.

Mesmo imóveis em localizações promissoras e com potencial de valorização podem se tornar péssimos negócios quando a qualidade do empreendimento não é satisfatória para os moradores. Nesses casos, pode se tornar muito difícil encontrar pessoas interessadas em adquirir o seu imóvel.

4. Guarde todos os materiais sobre o imóvel

Um grande perigo de comprar imóvel na planta é ser iludido com promessas feitas no início das vendas, e que são esquecidas pela construtora ao longo da construção. Por essa razão, é indicado guardar todos os materiais de divulgação que foram distribuídos para que você possa cobrar a entrega efetiva de todas as promessas.

Além disso, esses materiais servem como base para você realizar consultas sobre a legalidade do empreendimento e evitar fechar negócios que não seguem todas as normas legais.

5. Faça visitas durante a construção

As visitas ao local da construção são importantes tanto antes quanto depois de fechada a compra do imóvel na planta. Procure ir à região em diferentes períodos do dia para avaliar a vizinhança e conhecer melhor a redondeza – sempre pensando no potencial de valorização do imóvel.

Depois de fechado o contrato de compra, continue fazendo visitas à construção para acompanhar o desenvolvimento da obra. Essa é uma rotina que garante que você fique por dentro do andamento do empreendimento e possa cobrar a entrega de tudo o que foi prometido.

6. Não confie na data inicial prevista

Por melhor que seja a reputação da construtora, é muito difícil que um imóvel seja realmente entregue na data inicialmente prevista. Isso acontece porque a construção de um grande empreendimento está sujeita a imprevistos que causam atraso na conclusão das obras.

Levando isso em conta, não faça a compra do imóvel na planta contando com o dinheiro da sua venda de acordo com o prazo previsto pela construtora. Depender da entrega do imóvel dentro da data prevista pode causar problemas financeiros para os investidores.

7. Faça o registro do imóvel

As exigências burocráticas também devem ser respeitadas ao comprar imóvel na planta. De acordo com o que está previsto em lei, a propriedade do imóvel só é transferida após o registro no cartório de registro de imóveis – mas muitos investidores deixam de fazer esse registro depois de firmar a promessa de compra e venda.

Sem ele, o investidor ainda não tem direito à propriedade do imóvel. Além disso, esperar para registrar o imóvel apenas anos depois da compra pode fazer com que você fique com ele indisponível e com débito na previdência. Para evitar complicações no seu investimento, garanta que todos os registros sejam respeitados.

Você já conhecia esses fatores que merecem a sua atenção ao comprar imóvel na planta? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

 

0
master
master
Posts Relacionados