7 estilos de decoração para ambientes compactos

A cultura do país, da região e o ambiente em que se vive interferem na forma como uma pessoa decora os ambientes, e, por mais que ela acredite que não adota nenhum estilo específico na decoração do seu apartamento, ainda assim, foi influenciada de alguma forma para decidir a maneira com a qual posicionou os móveis, por exemplo.

Existem diversos estilos de decoração, e as opções são tantas que, a menos que você seja um decorador, não vai conhecer todos. A verdade é que decorar é uma fase gostosa do planejamento da casa, mas muitos acreditam que não é possível aplicar determinados estilos na decoração de apartamentos pequenos.

Para lhe ajudar, nós preparamos uma lista com alguns estilos de decoração para apartamentos compactos e que dão todo o charme a esses ambientes. Acompanhe e se inspire.

Quais estilos de decoração adotar em ambientes compactos?

Rústico

O rústico traz elementos que remetem à natureza, como a madeira e galhos, materiais que estão longe de ser delicados e com acabamentos que são imperfeitos propositalmente.

Esse é um dos estilos de decoração que costumam agradar pessoas que gostam de simplicidade, e, apesar do conceito simples, existem empresas especializadas em móveis rústicos com valores que podem ser bem salgados.

Como os móveis e utensílios rústicos costumam ser mais brutos, quando ouvimos falar em estilos de decoração rústica, automaticamente, pensamos em móveis pesados, grandes e robustos, que dificilmente caberiam em um ambiente compacto, certo?

Apesar disso, não é preciso seguir por essa linha: invista em móveis sem acabamento, itens em tons de marrom, verde, vermelho-queimado, além de tecidos simples, como a chita, desenhos étnicos e peças de artesanato, como cerâmicas, cestos, redes e tapetes.

Romântico

O estilo romântico adota cores claras e tons pastel que podem contrastar com as mais fortes, como a amarela, vermelha ou o azul. Essa característica, sozinha, já faz desse estilo de decoração uma ótima alternativa para ambientes compactos, afinal, as cores claras tendem a passar uma amplitude para o espaço.

Os ambientes compactos pedem poucos móveis, e, para dar o toque romântico, escolha um mobiliário com ar retrô e design provençal (os tons podem ser claros, ou madeira escura para contrastar).

As estampas florais e os forros coloridos devem ser usados com cautela, para não poluir o ambiente. Nesse caso, se for usar uma estampa no sofá, evite nas cortinas e assim por diante.

Retrô

Super charmoso, o retrô se apropria de elementos do passado e proporciona um ar de nostalgia aos ambientes. O sucesso desse estilo é tão grande que existem marcas especializadas em móveis retrô, e outras que criam linhas para essa tendência.

O legal é que não é preciso investir muito para deixar o ambiente no estilo retrô: provavelmente, na casa da sua avó, tem algum objeto que ela não utiliza e que funciona como um ótimo item de decoração.

As porcelanas, por exemplo, podem sair do armário e dar as caras na sala, no banheiro ou outro cômodo da casa. Há, também, a opção de garimpar em lojas de móveis usados e antigos, antiquários, brechós etc., mas, cuidado: evite excessos para não deixar os ambientes carregados.

Industrial

Achou que, logo ele, o queridinho do momento, fosse ficar de fora? Esse é mais um dos estilos de decoração que caíram no gosto das pessoas que desejam ter um ar moderno e, ao mesmo tempo, rústico em casa.

O segredo na decoração industrial é, além dos elementos que remetam aos galpões antigos, usar móveis e acessórios que harmonizam com todo o resto. O legal desse estilo é que você pode deixar os ambientes integrados, o que proporciona mais espaço para o apartamento, além de ter alguns elementos em ferro e aço e pintar as paredes em tons mais escuros, como o cinza e o preto – o que deixa a decoração com bastante personalidade.

Minimalista

Menos é mais, inclusive no tamanho do espaço. Por quê um apartamento gigante, se a ideia é ter menos objetos?

A decoração minimalista é perfeita para quem vive em apartamentos compactos e precisa economizar no espaço. A ideia desse estilo é que os ambientes sejam harmoniosos e, acima de tudo, funcionais.

Os espaços minimalistas mostram quais são suas reais funções, por isso, contam apenas com a quantidade de móveis necessária, de ótima qualidade, superfícies lisas, sem texturas e com cores selecionadas, além de pouquíssimas peças decorativas.

Contemporâneo

Esse é um dos estilos de decoração ideais para quem gosta de objetos e elementos modernos. O contemporâneo conta com traços modernos, produtos tecnológicos, formas geométricas, além de usar muitas texturas e cores.

Nesse tipo de decoração, assim como na minimalista, a funcionalidade é essencial, com designs que oferecem praticidade para o dia a dia.

Apesar de adotar móveis bem espaçosos, a decoração contemporânea não exige o uso de muito mobiliário, o que permite o investimento em peças grandes e largas – e é exatamente por isso que outros elementos precisam ser mais leves. O recomendado é usar o cabedal, linho, corda, vinil, juta, caxemira etc., tanto na tapeçaria quanto para as cortinas.

A luminosidade é um fator importante para a decoração contemporânea, por isso, as cores e texturas costumam ter tons neutros, como o cinza, o branco e o creme. Deixe as cores fortes, como o amarelo, roxo, vermelho e verde, para os detalhes.

Asiático

Esse estilo de decoração é conhecido pela simplicidade e por ambientes que têm como objetivo proporcionar equilíbrio para os moradores, por isso, costuma ter muitos elementos de artesanato, arte e peças da cultura oriental.

Os ambientes montados nesse conceito transmitem a sensação de tranquilidade e descanso, com almofadas no chão, espelhos, biombos, tatames e tecidos – tanto que é comum que eles não tenham sofás e camas, mas, sim, esses outros elementos.

A decoração asiática usa tons neutros e naturais, com detalhes dourados e peças que refletem a natureza, como pedras, cedro, papel de arroz, seda, bonsais e muito verde.

Viu como é, sim, possível escolher vários estilos de decoração para ambientes compactos? E você, tem preferência por algum deles? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados