5 vantagens do aluguel para jovens

Todo mundo sabe que adquirir a casa própria não é tão fácil assim. É preciso estar com emprego fixo, com as contas em dia e muita saúde para conseguir administrar todas as contas e processos burocráticos. Infelizmente, essa é uma realidade de poucos, e que não apresenta soluções no curto prazo. É nessa hora que as vantagens do aluguel começam a atrair cada vez mais pessoas.

Morar de aluguel pode ser uma alternativa viável para aqueles que estão começando a vida. Para os jovens, que ainda não estão estabilizados, essa é uma opção que traz liberdade para o seu crescimento pessoal.

A seguir, listamos algumas vantagens do aluguel. Acompanhe e deixe de lado o preconceito de que essa é uma forma de “jogar dinheiro fora”.

1. A economia é uma das grandes vantagens do aluguel para jovens

O principal fator que leva à opção de uma moradia por aluguel é o retorno financeiro que ela traz. Muito pelo contrário do que diziam os avós, aluguel não é dinheiro perdido. É uma forma viável de levar os jovens a atingirem seus objetivos sem que precisem se preocupar com os gastos envolvidos na compra de uma casa própria – que, convenhamos, não são poucos! Vale reforçar que, no caso do aluguel, muitos custos ficam amenizados pelas responsabilidades do proprietário.

Ao comprar uma casa ou um apartamento, o jovem assume uma dívida de, provavelmente, muitos anos – tempo esse que, muitas vezes, é responsável por inúmeras mudanças de vida e nas necessidades das pessoas. Ou seja, um apartamento que parece bom para você hoje, certamente não será daqui há uns 15 anos.

É preciso pensar que, economizando nessa questão, o jovem tem a possibilidade de investir em outras prioridades: um curso de graduação ou de pós, uma experiência de viagem, etc. – que serão muito mais vantajosas no longo prazo.

2. Qualidade de vida

qualidade de vida do jovem também pode mudar muito com a opção de aluguel. Isso porque ela possibilitará mais flexibilidade, oportunizando gastos com entretenimento e diversão – considerados supérfluos para alguns, mas que são essenciais para uma vida equilibrada e saudável. Principalmente para os mais novos, que ainda estão no início da vida e buscam por novas experiências, esse fator é essencial e constitui uma das grandes vantagens do aluguel.

Ainda, o aluguel é uma tendência que favorece para que esse público consiga uma estrutura residencial melhor e mais confortável para as suas necessidades. Entenda que, quando se opta pela compra de um imóvel, possivelmente também se passa a ter uma qualidade de vida inferior à propiciada pelo aluguel. Aqui, estão inclusas questões de acesso, localização e conforto – itens indispensáveis para se viver hoje em dia, certo? Resumindo: o aluguel se torna uma oportunidade de viver melhor, gastando menos.

3. Flexibilidade

Quando alguém escolhe morar de aluguel, ganha uma flexibilidade muito maior em relação ao futuro e novas escolhas. Isso porque o jovem acaba não registrando residência fixa e, consequentemente, se vendo obrigado a viver a vida sempre em um mesmo lugar.

Fixar endereço é o oposto da idealização de futuro de muitos jovens e é considerado, inclusive, como fracasso de vida – pelo menos nesse início de carreira. O perfil da nova geração é nômade e demanda experiências diferentes para definir aquilo que realmente busca para a vida adulta. É um processo que inclui muita transformação e reflexão – contextos distantes da vida estável -, e, por isso, o fato de não estar preso a algum lugar é outra das vantagens do aluguel.

4. Praticidade

Praticidade é palavra de ordem no contexto da sociedade, e não pode ser ignorada quando o assunto é a escolha por moradia. Então, comparando a modalidade da casa própria com a de aluguel, identifica-se uma vantagem do aluguel.

Isso porque, na realidade da moradia de locação, as preocupações de estrutura e manutenção não cabem ao morador, mas sim ao proprietário do imóvel. Tudo que se refere ao condomínio (no caso de apartamentos) e possíveis reformas na casa deve passar por negociações do dono com terceiros – facilitando trâmites e evitando negociações entre locador e locatário. As instalações não são responsabilidades dos usuários, afinal, eles só estão ocupando temporariamente o espaço, e não se apropriando dele.

5. Agilidade

Convenhamos que a agilidade das relações é o que move o mercado. Por isso, nada mais indicado do que opções imobiliárias que atendam às necessidades do público moderno – antenado e com pressa para a obtenção de resultados.

Ao buscar uma moradia, o jovem precisa de soluções rápidas e práticas para suprir suas necessidades. Paciência e muito planejamento não estão nos planos: o que se busca é o aqui e agora. E para viabilizar isso, as vantagens do aluguel se sobressaem.

Assim, optar pela casa própria é, mesmo, uma realidade um tanto distante dessa geração. As opções de aluguel geralmente trabalham com mudança imediata e facilidade de negociações. As burocracias são bem menores, inclusive, sendo essa uma das vantagens do aluguel que mais atraem o público jovem. Optando por esta alternativa, tanto locador como locatário se beneficiam com a rapidez resolutiva da situação e dos benefícios por ela trazidos.

A demanda no mercado imobiliário pela locação de espaços para morar tende a aumentar cada vez mais, principalmente considerando as características dessa nova geração – prática, antenada e que busca a realização de sonhos.

Afinal, a troca do investimento da casa própria pela escolha do aluguel é a mais indicada para quem quer agilidade, independência e tranquilidade. Seja pela economia de gastos ou liberdade proporcionada, morar de aluguel é sinônimo de vantagem para o modo de vida do público jovem.

E para você, quais são as vantagens do aluguel? Está procurando um apê para alugar? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco!

0
master
master
Posts Relacionados