5 móveis versáteis que são curingas na decoração

Chegou a hora de mudar de apartamento? Ou de dar novos ares ao seu lar com uma decoração diferente? Para esses momentos, é importante conhecer as tendências mais atuais de design de interiores, como os móveis versáteis.

É preciso considerar ideias bacanas, que não somente sejam adequadas às necessidades do seu dia a dia, como também transmitam sensação de aconchego e bem-estar. Se você não sabe ainda por onde começar essa empreitada, saiba que há muitas novidades do mercado, e que podem fazer toda a diferença em seu projeto.

Neste post, você vai ver que, com algumas alternativas inteligentes, como os móveis versáteis, é possível transformar espaços combinando os conceitos de beleza e praticidade. Sim, chegou a hora de trabalhar a criatividade e colocar em prática essa transformação!

A seguir, conheça exemplos de móveis versáteis que são curingas na decoração e que têm tudo a ver com essa proposta.

1. Pufes baú

Os pufes são multifuncionais e especialmente úteis nas salas de estar e varandas. Além de não ocupar muito espaço, podem ser utilizados como local de armazenamento para outros pertences – ou seja, funcionam como uma espécie de baú.

E não tem regra, você pode guardar o que achar necessário (só tenha em mente que quanto mais pesados forem os itens, mais pesado ficará o seu pufe).

Além dessa característica bastante prática dos móveis versáteis e estilosos, vale lembrar, também, que eles são muito adaptáveis ao ambiente, podendo ser levados de um lado para o outro e encaixados embaixo de outros móveis (mesas, aparadores, etc.).

Assim, incluindo os pufes baú em sua decoração, você cria um ambiente moderno, prático e muito aconchegante. É uma boa alternativa para quem quer acomodar possíveis visitas sem precisar investir em grandes estofados: os pufes cumprem essa função e ainda ajudam a organizar e decorar sua casa!

2. Móveis versáteis suspensos

Os móveis suspensos são um charme e prometem grandes transformações em ambientes compactos. Além de funcionais, eles contribuem para a organização, já que ocupam espaços que, muitas vezes, acabam subaproveitados.

Esses móveis versáteis podem ser pensados de forma inteligente para acomodar objetos ou equipamentos eletrônicos, e até mesmo para servir como apoio para a realização de tarefas diárias – ou seja, podem ter função tanto de prateleiras como de mesas de apoio ou balcões, por exemplo.

Para deixar essa proposta ainda mais interessante, a dica é investir em design diferentes e de referência moderna – abusando de formatos e materiais arrojados. Assim, além de facilitar a circulação, eles também trarão personalidade e estilo aos seus cômodos. É uma ideia que não pode ficar de fora de sua nova decoração!

3. Mesas retráteis

Não podemos dizer que as mesas retráteis são uma novidade no mercado, afinal elas já vêm ganhando espaço nas decorações há bastante tempo – no entanto, estão mais atuais do que nunca!

Esses móveis versáteis e para lá de úteis trabalham com uma proposta muito prática, já que são de fácil manejo e, ainda, ajudam a “abrir espaço” de circulação quando necessário.

As mesas retráteis podem ser encontradas em diferentes modelos e tamanhos, mas todas com a ideia de transformar a configuração para diversas necessidades. Por exemplo: as mesas retráteis de parede são o modelo que mais está em alta no segmento de decoração, principalmente para uso em escritórios ou cozinhas residenciais. Elas ficam presas verticalmente nas paredes, não ocupando espaço nos ambientes, e, quando há necessidade de uso, podem ser facilmente desdobradas para a posição horizontal.

Enquanto isso, as mesas retráteis com apoio são aquelas que contam com suporte e ficam acomodadas diretamente no chão. Nesse modelo, podem ser estendidas e recolhidas, conforme necessidade. Elas trabalham um sistema funcional que, geralmente, comporta dois tamanhos diferentes.

Outra possibilidade é a mesa retrátil em móveis, que surge como uma alternativa excelente para a otimização de espaços. Ela trabalha o mesmo conceito das demais, mas fica alocada em outros móveis do cômodo. É muito comum que fique dentro de armários ou prateleiras, podendo ser puxada a qualquer momento para uso. Essa é uma alternativa muito bacana para apartamentos compactos, para pessoas que moram sozinhas ou para jovens casais.

4. Camas com gaveteiro

Acompanhando a lógica da busca por ambientes otimizados com o máximo de aproveitamento possível, as camas com gaveteiros não podem ficar de fora da composição do quarto.

Enquanto com as tradicionais se perde a área que fica abaixo no colchão, nesse formato, o móvel ganha aproveitamento e novas possibilidades de uso.

As camas com gaveteiros são móveis versáteis pensados com o intuito de gerar espaço extra para acomodar peças do vestuário e outros pertences. E para quem acha que essa ideia pode sair cara, fica o registro de que o preço não varia muito em comparação aos outros modelos – é um investimento de ótimo custo-benefício, muito indicado para quartos estreitos ou com disposição desfavorável. Com essa ideia, até o acabamento do móvel fica diferenciado, transmitindo mais beleza, estilo e conforto.

5. Divisórias planejadas

Para apartamentos menores, ou os chamados kitnets, flats e studios, uma alternativa interessante são as divisórias planejadas.

A sua configuração é bastante simples e possibilita a criação de dois ambientes no mesmo espaço. É uma ideia mais descolada, que propicia aconchego e até privacidade ao local – delimitando a área que compreende cada “cômodo” da casa.

Essa alternativa é muito usada, por exemplo, para separar o quarto da sala de estar ou a sala de estar da cozinha. As divisórias planejadas podem ser idealizadas de forma personalizada, conforme o espaço em questão e as necessidades dos usuários.

É possível, ainda, brincar com diferentes tamanhos e formatos, além de criar espaços de otimização – como prateleiras e gavetas para a disposição de objetos. As divisórias podem ser fixadas nos locais planejados ou ter caráter móvel, possibilitando o remanejo para a alteração da configuração do espaço. Elas simples, não apresentam custo elevado e garantem a melhor utilização dos seus ambientes.

Não é difícil decorar um apartamento de forma bonita, estilosa e prática, basta usar um pouco de criatividade para acertar nas escolhas. Com móveis versáteis como esses, você garante um espaço muito moderno, aconchegante e confortável!

E então, gostou de nossas dicas de móveis versáteis para sua decoração? Conhece outros exemplos de itens que são curingas e não podem faltar em uma decoração inteligente, prática e charmosa? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados