5 dicas para evitar custos com imóveis parados

Imóveis parados significam investimento parado. Após comprar um imóvel para investimento, é fundamental alugá-lo ou encontrar bons compradores o quanto antes, certo? Quanto mais tempo se passa até que o imóvel comece a dar retorno, maiores são os custos do investidor.

Isso significa que os imóveis parados afetam negativamente a rentabilidade do investimento. Se você planeja alugar um apartamento por alguns meses até encontrar um bom comprador, cada mês sem receber o valor previsto de aluguel sai diretamente da lucratividade do negócio.

É por essa razão que um bom investimento vai muito além da escolha de imóveis com alto potencial de retorno. O investidor também precisa saber as melhores maneiras de encontrar pessoas interessadas na locação ou compra de seus imóveis – reduzindo o tempo que eles ficam parados.

Se você busca por investimento de alta rentabilidade, a seguir, preparamos 5 dicas para evitar custos com imóveis parados. Acompanhe.

As complicações causadas por imóveis parados

Grande parte dos investidores tem a consciência de que os imóveis parados não são um bom negócio. Mas será que você conhece todos os impactos que eles podem causar no seu investimento? Veja quais são as principais complicações desencadeadas pelos imóveis parados:

  • Diminuição da renda. Os imóveis parados não geram renda alguma para o investidor. Em vez de receber as primeiras parcelas da venda do imóvel ou o valor do aluguel, você tem apenas uma propriedade em seu nome que não gera retorno financeiro.
  • Aumento dos custos. Além de não gerar renda, os imóveis parados também representam gastos para o seu bolso – seja com o valor do condomínio ou com a manutenção do local.
  • Necessidade de manutenção. Enquanto o imóvel está alugado, os moradores cuidam do local. Por outro lado, parado, ele precisa receber manutenções constantes para continuar atrativo para os interessados.
  • Esforços para encontrar interessados. O investidor precisa realizar esforços constantes para encontrar pessoas interessadas em alugar ou comprar o seu imóvel – o que gera um grande estresse e pode representar ainda mais custos.
  • Comprometimento de outros investimentos. Para os investidores que têm vários imóveis, um que não gera renda pode comprometer os seus investimentos futuros pela ausência do capital necessário.

Dicas para evitar custos com imóveis parados

A boa notícia sobre os imóveis parados é que você tem todas as condições de agir ativamente para evitar essa situação. Ao contrário do que muitos investidores pensam, não basta ter um bom imóvel e aguardar pelas pessoas interessadas. Faz parte do investimento garantir a visibilidade sobre os imóveis.

Veja algumas dicas que você pode seguir para evitar custos com imóveis parados:

1. Compre com consciência sobre o cliente

As ações para evitar custos com imóveis parados iniciam antes mesmo da compra. A avaliação sobre a qualidade do investimento é fundamental para que você consiga encontrar casas ou apartamentos realmente atraentes para os moradores.

Muitos investidores se deixam levar por uma análise superficial e acabam cometendo graves deslizes. Uma casa ampla e bem localizada pode se mostrar um péssimo investimento quando é antiga demais e tem instalações comprometidas – afastando todos os potenciais interessados.

Para lidar com isso, pense sempre do ponto de vista dos futuros moradores. Como você gostaria que fosse o seu imóvel? Quais são os principais fatores que são analisados no momento de alugar ou comprar um imóvel?

2. Planeje a experiência de compra

Procure enxergar o seu papel de investidor de forma semelhante a uma empresa – que deve encontrar as melhores formas de levar um consumidor à compra de seus produtos ou serviços. Para isso, planeje toda a experiência de compra de modo que seja satisfatória para quem tem interesse.

Ressalte os principais atrativos do imóvel, seja prestativo para solucionar as dúvidas, saiba negociar a locação ou compra e demonstre interesse em ajudar àqueles que estão inclinados a fazer negócio com o seu imóvel. Toda essa experiência pode ser um diferencial no momento da tomada de decisão.

3. Saiba quais são os atributos mais valorizados no imóvel

Imagine que você compre um apartamento com o intuito de alugá-lo e opte por comprar uma mobília. Se você investir em móveis de alta qualidade e acabamentos de ponta, o valor cobrado pela locação terá que ser maior, certo? Por isso, não faria sentido colocar instalações de luxo em um imóvel destinado a estudantes universitários, por exemplo.

Você precisa saber quais são os atributos mais valorizados no imóvel para o público que está lidando. Para um estudante, o baixo custo do aluguel e a facilidade na locomoção são fatores essenciais. Já para uma família com dois filhos, as áreas comuns e a comodidade do apartamento fazem toda a diferença.

4. Seja proativo para manter o interesse

Geralmente, uma pessoa que busca imóveis para comprar ou alugar visita dezenas de casas e apartamentos antes de tomar a sua decisão, não é? Em meio a tantas alternativas, é importante que você tente manter o interesse no seu imóvel para que ele não seja esquecido.

Parte do sucesso em evitar custos com imóveis parados está na sua habilidade de voltar o interesse dos interessados para o que você tem a oferecer. Procure enviar mensagens ou fazer ligações para lembrá-los do seu imóvel e compreender melhor quais são os principais atributos buscados por cada um dos interessados.

5. Tenha flexibilidade na negociação

Se uma pessoa interessada no seu imóvel demonstra o desejo de negociar, significa que ela realmente tem intenção de fechar com você. Portanto, trata-se de uma ótima oportunidade para fazer bons negócios e acabar com os imóveis parados.

Nesse momento, procure ser flexível para uma boa negociação em que ambas partes saiam ganhando. Talvez, reduzir um pouco o valor do aluguel seja mais benéfico do que passar outros 2 ou 3 meses aguardando por novos interessados, não é? Essa visão de futuro sobre o investimento é essencial para maximizar os ganhos.

Você já enfrentou problemas com os imóveis parados? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados