15 dicas de design de interiores para colocar em prática

Se você está mudando para uma casa nova ou reformando o seu apartamento, provavelmente anda em busca de maneiras de dar um upgrade também na decoração, certo? Para deixar os ambientes com a sua cara e cheios de personalidade, apresentaremos, a seguir, algumas dicas de design de interiores simples e práticas, para você já começar a aplicá-las hoje mesmo em seu projeto!

Antes dos detalhes, leve em consideração sempre o seu gosto pessoal – afinal se você vai passar muitas horas por lá, nada mais justo do que criar um ambiente agradável e aconchegante. Assim, primeiramente, pense no conceito que você quer para a sua decoração: algo mais clean ou mais despojado? Prefere um estilo mais tradicional ou contemporâneo? Essas questões vão ajudar na busca pelas melhores dicas de design de acordo com suas preferências.

Dito isso, confira, agora, 15 dicas de design de interiores para colocar em prática!

1. Almofadas no sofá

Além de conforto, as almofadas também garantem muito estilo ao ambiente. Das mais ousadas às mais básicas, elas podem combinar com qualquer tipo de decoração.

A dica é apostar em texturas, como a de tecido felpudo e a de veludo. Para aqueles ambientes mais extravagantes, vale testar um mix super cool de estampas e tecidos.

2. Madeiras e artigos naturais

Pedras, argilas e outros materiais artesanais podem dar um toque diferenciado para o ambiente. Enfeites e artigos sustentáveis, como mesas, bancos e prateiras, feitos com madeira de demolição, mesclam modernidade e sustentabilidade, gerando um lindo resultado. Móveis, chão e até paredes de madeira entram como ótimas dicas de design.

3. Tapetes

Com a evolução da tecnologia têxtil e o retorno cada vez mais forte dos produtos feito à mão, os tapetes se tornaram verdadeiras obras de arte. Texturas diferenciadas, estampas geométricas, listras – todas são opções bonitas e cheias de estilo para criar um ambiente para lá de aconchegante!

4. Jardim particular

As chamadas florestas urbanas são as queridinhas da decoração atualmente, e alinhado a elas estão os jardins particulares. Eles são ótimas opções para realçar espaços na estante, nos armários, nas prateleiras e sacadas.

Para criar o seu, utilize suportes e pendentes, caso não tenha espaço, eles ganham ainda mais charme quando posicionados sobre os móveis ou em escadas. Ainda, use e abuse dos vasos com plantas variadas ou, ainda, crie uma horta com opções de temperos e outros alimentos orgânicos – vale ressaltar que o jardim vertical também é uma grande tendência e tem destaque em nossas dicas de design de interiores.

5. Cores neutras

Para quem prefere algo mais discreto, o bege, o marrom e o dourado estão super em alta para compor um ambiente neutro, clean, sofisticado e moderno. Para complementá-lo, vale investir, também, em elementos naturais.

6. Portas de vidro

As portas de vidro dão ainda mais charme e elegância para a decoração. Elas podem ser usadas para separar dois ambientes, como a sala e o escritório, a sala e o jardim, etc. Essa é uma aposta moderna, sofisticada e que ajuda a melhorar a iluminação e a energia do ambiente.

7. Espelhos

Se você está sempre acompanhando dicas de design, provavelmente já se acostumou a encontrar espelhos entre elas. Acontece que os espelhos são ótimas opções para decorar ambientes compactos.

Na sala de jantar e em outros ambientes, na parede ou apoiados no chão, eles estão em alta – a ideia confere ao ambiente um ar mais cool e moderno.

8. Iluminação

Ter um espaço bem iluminado é um pré-requisito decorativo e funcional. Na sala, as sancas são sempre muito utilizadas, mas não se esqueça de que o quarto precisa de iluminação – e nada melhor do que apostar na natural, uma tendência sustentável e super aconchegante.

9. Decoração no banheiro

Seu banheiro também pode ser aconchegante, bonito e moderno! Para isso, basta usar a criatividade e escolher as peças certas. Plantas, quadrinhos descontraídos e espelhos também são grandes aliados na decoração desse cômodo.

Os tapetes não precisam ser de plástico, aposte em um modelo mais estiloso para deixar o ambiente elegante e esbanjando personalidade.

10. Móveis antigos são ótimas dicas de design de interiores

Os móveis antigos são carregados de lembranças, com um valor histórico e, ainda, ajudam a compor ambientes acolhedores e únicos.

Eles podem ser a base para uma decoração mais intimista e vintage, acompanhados por itens como gaiolas, lamparinas, quadrinhos com fotos antigas, etc. Ainda, podem compor uma decoração da tendência boho chic – aquela que utiliza combinações de elementos românticos e rústicos, que remetem à vida simples.

Os móveis antigos também podem ser repaginados, recebendo uma cor mais moderna, por exemplo, para criar um estilo próprio e contemporâneo para seu apartamento.

11. Parede neutra

Se você quer que o espaço pareça maior, a dica para criar a sensação de amplitude do ambiente é optar pelas paredes com tonalidades neutras ou brancas.

12. Tendências em cores

A cor do momento é o cinza rosado, um tom suave e aconchegante. Outros tons, como azul, verde e mostarda, mais leves e acinzentados, também são tendências para este ano.

13. Pisos decorados

Se, antes, quanto mais liso melhor, hoje, as coisas mudaram e o chão é extremamente importante para compor uma boa decoração.

Nossas dicas de design de interiores incluem os pisos com desenhos geométricos e vintages, que estão entre os mais pedidos do momento.

14. Paredes diferenciadas

O papel de parede está em alta e pode ser encontrado nos mais diferentes padrões, além de usado para revestir o ambiente ou apenas para dar destaque a uma parede. Outra alternativa que também pode gerar um efeito diferenciado e muito charmoso é usar azulejos retrô.

15. Padrões florais

A tendência floral vai e vem, e no momento está super in! Você pode utilizá-la em cortinas, almofadas, roupas de cama e até no papel de parede.

As estampas delicadas e com cores leves ainda são as preferidas, mas também existem as de tom forte e contrastante, que ajudam a criar um ambiente moderno e que transparece personalidade.

Gostou das nossas dicas de design de interiores? Agora, é hora de abusar da criatividade e colocá-las em prática! Depois, não esqueça de nos contar como foi essa experiência. Até a próxima!

0
master
master
Posts Relacionados