10 dicas para decorar a varanda

As varandas têm, mesmo, tudo para ser os espaços mais cobiçados nas residências atualmente, principalmente porque as possibilidades de inovação são infinitas. Trata-se de um espaço que mistura personalidade, elegância e conforto, representando valores extremamente importantes para a construção de projetos. E para que possa ser aproveitada da melhor forma, ao decorar a varanda, deve-se trabalhar conceitos práticos e sofisticados.

Quer saber como? E o que pode ser feito para valorizar esse espaço? Então, confira, neste artigo, algumas ideias bacanas para decorar a varanda e transformá-la no ambiente preferido em seu apartamento.

1. Conforto é palavra de ordem ao decorar a varanda

O ponto de partida para decorar a varanda deve ser o conforto. Afinal, esse é um espaço destinado para momentos de descontração, descanso e reflexão.

Por isso, pense na proposta desse espaço de forma mais leve e aconchegante, valorizando itens que promovam esse tipo de sensação. Sofás, poltronas, pufes, redes, almofadas e tapetes são alguns dos itens que podem ajudar a ornamentar e a tornar o ambiente mais propício a bons momentos de conversas, leitura ou descanso.

2. Escolha as cores com estratégia

O estudo da cromoterapia indica a importância das cores para o desenvolvimento das emoções e promoção do bem-estar. Por isso, ambientes, como a varanda, precisam ser trabalhados de forma inteligente e estratégica.

Optar por cores leves, claras e de pouco contraste pode ser o modo mais indicado de atingir os objetivos desse espaço. E essa ideia pode ser aplicada na decoração do ambiente por completo: desde a cor das paredes e dos móveis até a dos pequenos objetos.

Entretanto, se você prefere criar um ambiente que transpareça energia, invista em um tom quente para compor os detalhes ou, ainda, em cores mais vibrantes para objetos ornamentais.

3. Paisagismo e energia são boas pedidas

As plantas exercem grande poder energético e não podem ficar de fora ao se decorar a varanda. Além disso, elas são bonitas e elegantes – sendo ideais para dar aquela incrementada especial no projeto.

A aplicação pode se dar por meio dos modernos jardins verticais ou dos clássicos vasos de folhagem. No primeiro caso, a ideia é apostar em uma estrutura simples, mas refinada, que possa ser fixada em alguma das principais paredes do espaço. Os vasos podem ser combinados ao lado de sofás ou em cima de mesinhas – um charme só!

4. Utilize móveis planejados

Otimizar o espaço também é muito importante no desenho da varanda, garantindo o conforto e o aproveitamento necessário.

Para isso, apostar em móveis sob medida, planejados especialmente para o ambiente, é uma ideia bastante vantajosa. Pense em alternativas modernas e que garantam a elegância e a funcionalidade da proposta.

5. Prefira opções multifuncionais

A multifuncionalidade tem tudo a ver com esse espaço que, comumente, é compacto e demanda o aproveitamento máximo do ambiente sem deixar de lado a personalidade e a elegância.

Por isso, é recomendado adotar opções de móveis e objetos multifuncionais para compor a organização do seu espaço e ter a versatilidade como guia do seu projeto.

Esses itens representam uma combinação perfeita, composta por modernidade e praticidade –-tudo o que uma varanda precisa! Pufes com rodízio, banquetas, mesinhas dobráveis e nichos/ prateleiras podem ser utilizados ao decorar a varanda.

6. Aproveite o poder da iluminação

A ambientação é tão fundamental em um espaço quanto os itens que o compõe. Nesse caso, damos destaque à boa (e estratégica!) iluminação. A varanda precisa ter interação com a natureza, por isso, grandes janelas são fundamentais – já que, além de amplitude, trazem luz natural ao espaço.

Investir em luminárias e focos de luz em objetos específicos também pode fazer diferença no clima do espaço, criando charmosos pontos de destaque no ambiente. Lembre-se, também, de que o tipo de luz tem influência direta na proposta que você deseja criar: por exemplo, as brancas são para trazer a sensação de limpeza e claridade; as amarelas, acolhimento, e as coloridas, estilo.

7. Avalie decorar a varanda como um espaço gourmet

Sabemos que otimizar o espaço é preciso, e, cada vez mais, se tem optado por transformar a varanda em um espaço gourmet. Essa ideia é perfeita para aquele café da manhã, receber a família para um almoço de domingo, para fazer um happy hour com os amigos…

Se você gosta dessa proposta, investir em itens como churrasqueira, cooktop, mesa de apoio, pequenos armários e suportes pode criar um clima para lá de charmoso e funcional para seu espaço gourmet.

8. Personalize para dar originalidade para o ambiente

São os pequenos detalhes que trarão personalidade ao espaço e farão com que ele realmente se torne aconchegante. Por isso, busque levar seu estilo e incluir itens especiais ao decorar a varanda.

Um porta-retrato com foto bacana, um quadro de valor sentimental, pequenos objetos de uso pessoal ou até aqueles livros que você tanto gosta podem se transformar em importantes ideias de ornamentação para a sua varanda – faça a composição de forma inteligente e destacada no espaço e garanta a originalidade que o espaço merece!

9. Utilize elementos naturais

A natureza é sempre uma convidada bem-vinda e se engana quem pensa que ela só pode estar presente por meio das plantas.

Usar outros elementos, que remetam ao meio ambiente, pode ser uma alternativa para deixar a varanda mais agradável e com conceito de sustentabilidade. Madeiras de demolição nos móveis e alguns pallets podem contribuir para o desenho desse espaço.

10. O menos é sempre mais

Talvez você já tenha ouvido falar nessa expressão, mas não custa nada repetir. O que mais se valoriza nos projetos de decoração hoje em dia, é o conceito prático e elegante, reflexo de apostas simples e delicadas de ornamentação.

Evitar misturas e a sobrecarga de elementos no espaço é uma aposta inteligente e funcional, adequada para decorar a varanda. Lembre-se: esse espaço deve transmitir sua essência de paz e tranquilidade – o que não combina com um ambiente cheio de informações, certo?

É, a varanda é, mesmo, um dos recantos mais especiais e que não podem ter seu potencial negligenciado. Esse ambiente é perfeito para relaxar ou para se divertir, conforme a sua preferência.

E então, gostou das nossas ideias para decorar a varanda? Com essas pequenas mudanças na sua varanda, sem dúvidas, ela vai se transformar em um ambiente encantador. 

 

0
master
master
Posts Relacionados